O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, representou o governador João Azevêdo, nesta quarta-feira (13), na XVII Reunião do Fórum Nacional de Governadores, realizada no Parque da Cidade, em Belém (PA). O encontro reuniu representantes dos estados e do Distrito Federal para debater e articular a participação do Brasil na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá de 10 a 21 de novembro na capital paraense.
“Esperamos que os acordos e tratativas realizados aqui em novembro sejam efetivados pelo bem do meio ambiente e do futuro do planeta. É a primeira vez que uma COP será realizada na Amazônia, na floresta, e isso tem um significado enorme para o mundo. A Paraíba está aqui para colaborar com a realização do evento e também trazer, em conjunto com os estados do Nordeste, pautas relevantes que terão desdobramentos em reuniões previstas para setembro”, afirmou Lucas Ribeiro.
O Fórum também foi uma oportunidade para reforçar a posição da Paraíba como referência em sustentabilidade e transição energética, com ações reconhecidas nacionalmente em energias renováveis, proteção da Caatinga e combate à desertificação. O estado deve apresentar na COP 30 projetos estruturantes como o Sertão Vivo, o Procase II e o PB Rural Sustentável, além de iniciativas inovadoras como o Fundo Caatinga e o Empreender Solar.
A comitiva foi recepcionada pelo governador do Pará, Helder Barbalho, anfitrião da conferência. Também esteve entre os presentes o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da Comissão Nacional da COP30 e negociador-chefe do Brasil nas conferências do clima.
O vice-governador esteve acompanhado da secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba, Rafaela Camaraense. “A priorização da Caatinga como agente fundamental na captura de carbono é uma das temáticas que estamos trabalhando, junto a projetos sustentáveis como o Sertão Vivo e o Cooperar. Também temos potencialidades na transição energética, com investimentos em energia eólica e solar que colocam a Paraíba na vanguarda da agenda climática. O evento de hoje nos permitiu ter mais clareza sobre a organização da COP 30 e reforçar a presença ativa da Paraíba na construção das soluções que serão apresentadas ao mundo”, declarou.
A Paraíba se destaca no cenário nacional pelo crescimento acelerado de energias limpas. Atualmente, o estado possui 42 parques eólicos em operação, com capacidade instalada de 1.108,24 MW, e 32 usinas solares fotovoltaicas centralizadas, que somam 714,16 MW. Considerando os empreendimentos em construção e já outorgados, a capacidade total projetada chegará a aproximadamente 8,41 GW nos próximos anos, consolidando a Paraíba como referência em transição energética e no desenvolvimento de projetos sustentáveis, incluindo o potencial para produção de hidrogênio verde.
Assessoria