O mundo mudou

ELEIÇÕES, PRISÕES, DESPEDIDAS, PANDEMIA E JULIETTE: relembre as grandes coberturas nos 10 anos do Polêmica Paraíba

Jornalistas do Polêmica Paraíba listaram as grandes coberturas do site ao longo dos últimos 10 anos

Quando se é criança, 10 anos demoram para passar. “Ah, meus dezoito anos que não chegam”. Já quando se é adulto, 10 anos passam rápido. De repente, quarenta. Em dez anos de história do Polêmica Paraíba muita coisa mudou e o que não faltou foram acontecimentos marcantes. Como era o mundo dez anos atrás?

Dilma acabava de assumir, nem pensava em impeachment, com um governo vindo de aprovação altíssima. Lula, o ex-presidente mais amado, nem imaginava o que passaria com a justiça. Bolsonaro era apenas um deputado desconhecido no Brasil, com suas ideias extremistas, ninguém pensava tê-lo como presidente.

Ricardo Coutinho acabava de ser governador e faria um mandato exemplar, também não imaginava a Calvário. Zé Maranhão estava no Senado e a pandemia não era nem discutida, ninguém pensava que viveríamos dias como o de hoje, que vitimou mais de 400 mil pessoas no Brasil, inclusive políticos da Paraíba, como ex-governador.

O PB1 era um presídio de segurança máxima, não imaginava uma fuga daquelas proporções.

E Juliette, há dez anos atrás nem imaginava que hoje estaria milionária.

Em todos esses momentos, estava o Polêmica Paraíba, desde que foi criado em 13 de maio de 2011 como um blog voltado para a política e logo depois ganhou visibilidade e projeção por cobrir todos os fatos de interesse geral. Após dez anos de intenso trabalho com seriedade e dedicação, o Polêmica Paraíba se tornou referência de credibilidade não só no estado e supera a marca de 30 milhões de acessos mensais.

Editora do Polêmica Paraíba, Suedna Lira, relembrou alguns momentos que marcaram a vida de quem faz parte da equipe: “Eu acredito que de todas as coisas que nós listamos, tudo teve um grande impacto, todas as coberturas listadas tiveram um grande impacto na vida de todo mundo. A gente já participou de grandes coberturas, de coisas boas, coisas importantes, de coisas tristes também”.

Ser acordada de surpresa na madrugada também faz parte do trabalho. Afinal, não se escolhe a hora que os fatos vão acontecer, muito menos se for uma fuga de um presídio de segurança máxima, como lembra Suedna: “Uma cobertura que eu destaco aqui na Paraíba foi o ataque ao presídio PB1, em setembro de 2018, que resultou na fuga de mais de 90 presos e foi de madrugada isso. Eu acordei com o celular tocando muito. Gutemberg me ligando, mandou várias mensagens, e todo mundo querendo saber o que tinha acontecido”.

Como fato de repercussão nacional, a proximidade ajudou na cobertura e refletiu na vida de toda a cidade ao acordar: “Quando eu acordei estava a rua todinha com as luzes acesas, o pessoal fora de casa e todo mundo falando para entrar, aí veio a repercussão. Nos outros dias e nos próximos meses foram muitas repercussões e fugitivos sendo encontrados. Foi muito impactante, todo mundo ficou com medo. No outro dia na cidade, estava todo mundo com medo de sair de casa, parecia coisa de novela, coisa de filme. E eu acho que foi uma cobertura muito, muito importante. Foi um momento muito impactante na cidade e eu acredito que foi um destaque grande desses 10 anos de coberturas do Polêmica”, registrou Suedna.

Os jornalistas do Polêmica Paraíba listaram as grandes coberturas do site ao longo dos últimos 10 anos:

  • Cobertura do BBB 2021. Juliette campeã, primeira paraibana a ganhar o prêmio. O Polêmica trouxe matérias inéditas sobre a campinense mais pessoense da Paraíba.

  • Eleições presidenciais brasileiras em 2018. Vitória de Jair Bolsonaro em segundo turno contra Haddad.

  • Prisão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, após condenações na Operação Lava-Jato, pelo então juiz federal Sergio Moro, que viria a ser ministro do principal rival político de Lula.

  • Morte da vereadora Marielle Franco, um crime político comandado pela milícia do Rio de Janeiro contra uma defensora dos direitos humanos.

  • Prisão de Ricardo Coutinho na Operação Calvário.

  • Operação Xeque-Mate, que derrubou esquema de corrupção e levou para a cadeia políticos, empresários e comunicador da Paraíba.

  • Fuga PB1 – na madrugada, centenas de presos deixaram a penitenciária de segurança máxima.

  • Pandemia – o mundo como jamais visto.

  • Eleições Municipais de 2020. Em meio a pandemia, aglomerações.

  • Morte de Zé Maranhão, vítima de complicações do novo coronavírus.

https://www.youtube.com/watch?v=30TgVOQq74U

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba