paridade de gênero

ELEIÇÕES DA OAB-PB: chapas de oposição garantem o espaço das mulheres e dizem que não haverá privilegiados

Previstas para acontecerem em novembro deste ano, as eleições para a escolha do novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba (OAB-PB) já movimentam os bastidores da advocacia no estado. Com a aproximação do pleito, os pré-candidatos já estão cheios de propostas para a advocacia e reunindo apoios da classe.

Em dezembro de 2020 o Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil aprovou a implementação racial e paridade de gênero nos órgãos da entidade, ou seja, todas as chapas registradas têm que seguir a proposta que define cotas de 50% para mulheres. A aplicação vai começar a influenciar a formação das chapas nestas eleições de 2021.

As chapas que estão sendo formadas para as eleições da OAB-PB, já estão respeitando a nova formação. De acordo com Inácio Queiroz, que mantém uma candidatura de oposição, todas as diretorias de sua chapa serão compostas por mulheres, como titular, suplente e também na diretoria. De acordo com ele, a chapa também irá respeitar o espaço da cota racial.

O também candidato de oposição, Raoni Vita, disse à redação do Polêmica Paraíba que sua chapa será ocupada 50% por mulheres. De acordo com Raoni, já nas eleições passadas, quando ainda não era obrigatório, sua chapa já funcionou dessa forma.

Raoni contou que tanto na titularidade quanto na suplência, a chapa será meio a meio, sem privilégio aos homens ou às mulheres.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba