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Educação empreendedora: Sebrae aplica metodologia JEPP em quatro municípios da Paraíba

Fomentar os valores e a cultura do empreendedorismo na educação básica, estimulando entre os alunos o pensamento crítico, o autoconhecimento e a inovação. Essa é a proposta do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), criado pelo Sebrae, que só no ano de 2022 impactou 154 professores e 5.335 estudantes da Paraíba. Voltada para alunos do ensino fundamental, a metodologia do programa é aplicada pela instituição junto aos professores, que são os responsáveis por trabalhar o conteúdo com os estudantes na rotina de sala de aula.

Foto: Assessoria

Fomentar os valores e a cultura do empreendedorismo na educação básica, estimulando entre os alunos o pensamento crítico, o autoconhecimento e a inovação. Essa é a proposta do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), criado pelo Sebrae, que só no ano de 2022 impactou 154 professores e 5.335 estudantes da Paraíba. Voltada para alunos do ensino fundamental, a metodologia do programa é aplicada pela instituição junto aos professores, que são os responsáveis por trabalhar o conteúdo com os estudantes na rotina de sala de aula.

Dessa forma, iniciando a programação da educação empreendedora do Sebrae/PB para o mês de fevereiro, a metodologia do JEPP está sendo aplicada para professores de educação básica de quatro municípios: Nova Palmeira, Poço Dantas, Brejo do Cruz e São Domingos do Cariri. As formações, em cada localidade, tiveram início nesta quarta-feira (1º) e se estenderão até a sexta-feira (3).

Considerando o perfil educacional de cada município, a estimativa da instituição é de que a metodologia do JEPP possa impactar positivamente mais de 100 professores e cerca de 2 mil alunos das quatro redes municipais de ensino. Para isso, entre os conteúdos que são trabalhados pelo programa do Sebrae estão a cultura empreendedora, cidadania, cooperação, sustentabilidade, ética e inovação.

Ainda segundo a dinâmica do programa, após a formação dos professores, os conteúdos do JEPP, divididos de acordo com cada série do ensino fundamental, são trabalhados de forma lúdica com os alunos no dia a dia escolar. Além disso, trata-se de uma metodologia semiaberta, que permite ao professor, ao longo do ano, fazer adaptações no conteúdo para adequá-lo à realidade local.

De acordo com a analista técnica do Sebrae/PB, Fabíola Vieira, a missão do JEPP, assim como de outras metodologias do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) da instituição, é ampliar e disseminar conhecimentos sobre o tema em diferentes etapas do processo educacional. “O JEPP é destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida”, acrescentou.

Encontros pedagógicos – Além das metodologias do PNEE, o Sebrae/PB também contribui com a educação empreendedora nos municípios através do apoio ao trabalho dos profissionais do ecossistema educacional. Exemplo disso foram as palestras promovidas nesta terça-feira (31), em Queimadas e Cabaceiras, contribuindo com os eventos de início de ano letivo realizados pelas respectivas prefeituras.

Em Cabaceiras, cerca de 200 profissionais participaram da palestra “Motivação e valorização do professor”, ministrada pelo professor Erik Penna. Já em Queimadas, a doutora em Educação Mariana Arantes falou sobre “Inteligência emocional para educadores” para cerca de 700 profissionais do município, contribuindo com a formação pessoal e profissional desses educadores.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba