um alerta

Doutora Paula declara na sessão alusiva ao Dia Internacional da Mulher que a pandemia agravou a violência contra as mulheres

A deputada Drª Paula (Progressistas) disse que a pandemia provocada pelo novo Coronavírus (Covid-19) agravou a violência doméstica contra as mulheres.

A deputada Drª Paula (Progressistas) disse que a pandemia provocada pelo novo Coronavírus (Covid-19) agravou a violência doméstica contra as mulheres. A declaração foi feita durante sessão especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher, realizada na tarde desta segunda-feira (8), na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O evento aconteceu de forma remota, através de videoconferência, a partir das 14h.

A parlamentar disse que, hoje, o país e o mundo vivem um momento muito difícil devido à pandeia. Segundo ela, essa realidade, no Brasil, tem agravado a violência contra a mulher, pelo confinamento imposto a elas. “Isso ocorre porque o confinamento dificulta o ato da denúncia”, pontuou.

De acordo com a deputada é “preocupante” os dados referentes à violência contra a mulher, no país. Ela lembrou que o monitor da violência denunciou que, no primeiro trimestre de 2020, 1.890 mulheres foram assassinadas. Destas, 631 foram por feminicídio; 1.119 sofreram lesão corporal.

“A lesão corporal é a ponta do iceberg, fato que leva ao futuro homicídio”, alertou a parlamentar

Ainda sobre os números da à violência, Drª Paula lembra que os dados do monitor apontam que, no caso dos 631 homicídios, 73 por cento diz respeito a mulheres negras”, alerta.

Para a parlamentar, é preciso jogar uma luz sobre essas questões e compilar dados de boletins de ocorrência nas delegacias. Segundo ela, o que se tem em mãos é subnotificação.

“Precisamos de mais mulheres no parlamento, como forma de dar mais visibilidade à violência sistemática contra as mulheres; falo de violência física, psicológica e sexual”.

Homenagem
Ao finalizar sua participação no evento, a deputada prestou homenagem às mulheres e destacou o trabalho das profissionais da área da Saúde. “Hoje, em nome de Eliane Galdino, quero deixar os meus parabéns a todas as mulheres da Assembleia Legislativa. E, de forma especial, deixou minha homenagem e gratidão às mulheres da Saúde, que estão na frente de trabalho combatendo essa pandemia”, finalizou.

Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria