Levantamento

DOSES TROCADAS: 806 paraibanos tomaram doses diferentes de vacinas contra a Covid-19; Brasil registrou mais de 16 mil casos - VEJA NÚMEROS

Um levantamento divulgado pela Folha de São Paulo tendo como base dados do Ministério da Saúde mostra que pelo menos 16.526 pessoas foram vacinadas com doses trocadas de vacinas contra a Covid-19 no Brasil. Desse número, 806 casos foram registrados na Paraíba, o sétimo estado nesse quesito.

Os dados mostram que as pessoas têm registradas em seus nomes a primeira dose de CoronaVac e a segunda da vacina de Oxford/AstraZeneca, ou vice-versa. Foram encontrados casos em todas as unidades da federação, em 1.645 municípios brasileiros.

O levantamento divulgado pela Folha mostra que a maioria, 14.791 pessoas, iniciaram o processo de imunização com a vacina de Oxford e recebeu uma segunda dose de CoronaVac. Outras 1.735 pessoas tiveram o caminho inverso, sendo imunizadas pela primeira vez com a CoronaVac e depois com a vacina de Oxford. Essas são as únicas vacinas disponíveis até então no país.

Na Paraíba, 780 pessoas iniciaram o processo com vacina de Oxford e tendo sido aplicada a CoronaVac como segunda dose e outras 26 pessoas tiveram o caminho inverso.

Os dados do levantamento são referentes ao primeiro mês da campanha nacional de vacinação (17 de janeiro a 17 de fevereiro), tendo as pessoas retornado para a aplicação da segunda dose até 8 de abril. Foram analisadas aproximadamente 3,5 milhões de pessoas.

O ministério da Saúde informou que em nota à Folha que cabe aos estados e municípios acompanhar e monitorar as aplicações das doses.

Ranking

São Paulo lidera o número de casos com 4.471, seguido de Rio Grande do Sul (1.760), Rio de Janeiro (1.653), Bahia (1.231), Goiás (1.090), Minas Gerais (934) e a Paraíba (806). Do lado inverso, quem mais registrou casos de trocas foram Sergipe (19), Roraima (20), Rio Grande do Norte (30), Acre (36), Amapá (42) e Tocantins (47).

Confira abaixo o gráfico elaborado pela Folha de São Paulo com todos os estados:

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba