Novo Rádio

Discussão sobre o futuro do rádio e jornalismo online na Paraíba é sucesso na primeira edição do API Inova

A primeira edição do API Inova, realizada na sede da OAB de Cajazeiras na noite desta sexta-feira (29), foi marcada pelo sucesso ao reunir profissionais da imprensa de diversas cidades do Sertão e Vale do Piancó. O evento, parte das comemorações dos 90 anos da Associação Paraibana de Imprensa (API-PB), teve como foco principal o Novo Rádio e estratégias para publicar, manter e rentabilizar sites de notícias e blogs.

Foto: divulgação

A primeira edição do API Inova, realizada na sede da OAB de Cajazeiras na noite desta sexta-feira (29), foi marcada pelo sucesso ao reunir profissionais da imprensa de diversas cidades do Sertão e Vale do Piancó. O evento, parte das comemorações dos 90 anos da Associação Paraibana de Imprensa (API-PB), teve como foco principal o Novo Rádio e estratégias para publicar, manter e rentabilizar sites de notícias e blogs.

O presidente da API-PB, jornalista Marcos Wéric, abriu o evento ressaltando a importância de aproximar a instituição dos profissionais do interior, atendendo a uma demanda da categoria. O diretor de assuntos políticos da API-PB, Petson Santos, considerou o evento extremamente produtivo para a categoria, fortalecendo a entidade na região.

O engenheiro de software João Gabriel, palestrante do evento, compartilhou insights sobre as melhores práticas para administrar e monetizar sites de notícias e blogs, enfatizando a importância da adaptação contínua às mudanças tecnológicas.

A mesa redonda “Os Meninos do Sertão”, composta por Gutemberg Cardoso, Josival Pereira e Ruy Dantas e mediada pelo jornalista Heron Cid, destacou a integração do rádio com as novas tecnologias. Josival Pereira trouxe dados da pesquisa Kantar IBope sobre o consumo do rádio no Brasil, enquanto Ruy Dantas ressaltou a versatilidade do meio.

Gutemberg Cardoso falou do desafio de deixar o Sertão para encarar um programa na Capital no maior sistema de comunicação do Estado e destacou que eles levaram um novo formato de fazer rádio para a Capital, que caiu no gosto popular. Ele também reforçou a necessidade dos profissionais de se adequarem às novas tecnologias.

Já Josival Pereira trouxe números da última pesquisa Kantar IBope sobre o consumo do rádio no Brasil. De acordo com ele, o rádio é ouvido por 83% da população brasileira. Ele também destacou o tempo diário que cada ouvinte passa, em média ouvindo rádio que é , de 3h58 minutos por dia e que 7,4 milhões de brasileiros ouvem o rádio pela internet. Josival chamou a atenção que hoje existes várias possibilidades para se ouvir o rádio, inclusive na televisão. “Isso é bom, mas precisamos voltar a ter uma preocupação maior com o conteúdo. Não podemos ser pautados pelas redes sociais”, exclamou.

Ruy Dantas ressaltou a felicidade de reencontrar velhos amigos do rádio da região e falou da versatilidade que tem o rádio para ser consumido, pois pode ser ouvido enquanto se desenvolve outras atividades. Sobre o novo rádio, ele acredita que as novas ferramentas são benéficas ao veículo, pois abre um leque de possibilidades para o consumo, para veiculação e para publicidade.

O evento contou com a participação ativa dos profissionais presentes, promovendo um debate enriquecedor sobre o futuro do rádio e do jornalismo online. O API Inova contou com o apoio da OAB, Barroso Estofados, Gravata Flat Hotel, Dj Antônio e da Associação Cajazeirense de Imprensa.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba