Conscientização

Diretor da CGU, Gabriel Aragão comenta importância do Hackfest: 'evento de cidadania'

O jornalista Gutemberg Cardoso entrevistou na noite desta terça-feira(14) o superintendente da controladoria geral da União, Gabriel Aragão.

O jornalista Gutemberg Cardoso entrevistou na noite desta terça-feira(14) o superintendente da controladoria geral da União, Gabriel Aragão. Ele falou sobre o Hackfest um evento criado pela CGU em parceria com outros órgãos de combate a corrupção na Paraíba e também falou sobre as ações do órgão no combate a corrupção na Paraíba.

Ele iniciou a entrevista explicando ao grande público qual seria a função da CGU e qual a importância do órgão no atual momento do país, segundo ele o órgão tem a função de controlar e auditar todos os organismos que recebam verbas federais e que apesar de ser um órgão ainda novo, mas já viria tendo uma ação efetiva no estado. Segundo ele na Paraíba ações como as realizadas pelo grupo FOCCO e parcerias com as forças policiais a estariam permitindo que a CGU viesse a combater a corrupção também no nosso estado.

Em seguida ele falou sobre o Hackfest, um evento público que vem será realizado pelo órgão em que busca atrair a atenção da população para as oficinas e as palestras realizadas durante toda a programação do evento que foi pensado inicialmente em parceria com a UFCG, mas que cresceu em tamanho e números de aliados. Segundo ele todas as palestras que serão realizadas no evento que ele definiu como um evento que trata de cidadania.

Segundo ele a principal função do hackfest seria ir além da possibilidade da criação de softwares que permitam que a população combata a corrupção, mas que se busca criar uma mobilização popular em torno das palestras que serão ministradas. Segundo ele o evento que está em sua quarta edição se buscará que durante uma maratona que será realizada no evento estudantes da área de tecnologia criem programas que venham a serem utilizados por órgãos e pela população no combate a corrupção.

Questionado quais tem sido as ações mais efetivas da CGU no combate a corrupção na paraíba atualmente ele afirmou que a principal função do órgão é o levantamento de informações que passariam pelas auditorias realizadas pela CGU e distribuídas para outros órgãos públicos que desencadeariam em ações e operações que corrigiram erros e ações má intencionadas causadas por gestores públicos. Segundo Gabriel na Paraíba haveria alguns fatores que destaca o combate a corrupção no nosso estado como a iniciativa pioneira que aqui surgiu da criação do FOCCO que permitiu uma ação mais coordenada e efetiva de todos os órgãos que combatem a corrupção em nosso estado sendo a CGU um destes.

https://www.facebook.com/Masterizando/videos/540330343066393/

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba