com baixa de estoque

‘Dia D’: Hemocentro lança campanha para aumentar o número de doações de sangue em toda Paraíba

Com o objetivo de aumentar o número de doações de sangue no interior do estado, Hemonúcleos estarão abertos para atendimento aos doadores no sábado, ao menos uma vez por mês. O Hemonúcleo de Guarabira será o primeiro a aderir à campanha abrindo já neste sábado (16), das 7h às 13h.

Com o objetivo de aumentar o número de doações de sangue no interior do estado, Hemonúcleos estarão abertos para atendimento aos doadores no sábado, ao menos uma vez por mês. O Hemonúcleo de Guarabira será o primeiro a aderir à campanha abrindo já neste sábado (16), das 7h às 13h.

Ao anunciar a medida, a diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, informou que estão sendo disponibilizados os sábados para dar a oportunidade aos doadores que porventura não possam fazer a doação durante a semana. “Queremos que estas pessoas cheguem aos nossos Hemonúcleos para fazer a doação e, assim, conseguirmos um número maior de doadores para toda a Paraíba”, afirmou a diretora.

Segundo a diretora do Hemonúcleo de Guarabira, Isamara Melina Santos de Freitas, a expectativa é atingir a meta de 40 doações com a abertura neste sábado. “O mês de janeiro apresenta uma queda de doações e de baixa de estoque. Para reverter este cenário vamos abrir neste sábado (16) para atendimento da população”, destacou.

Já a diretora-geral do Hemocentro da Paraíba informou que foi elaborado um cronograma para realização da Campanha de Doação de Sangue em toda a Hemorrrede Estadual: o chamado Dia “D”, que se estenderá durante todo ano. “Nessa primeira etapa iremos avaliar o número de doações e se conseguirmos atingir a meta estabelecida viabilizará a possibilidade de abrirmos os Hemonúcleos mais de uma vez ao mês”, afirmou Shirlene Gadelha.

De acordo com o cronograma no dia 23, o Hemonúcleo de Patos estará aberto para atendimento da população. Já no último sábado deste mês (30), estarão funcionando os Hemonúcleos de Cajazeiras, Catolé do Rocha, Itaporanga e Piancó.

A rede

Além dos Hemonúcleos, a Hemorrede Estadual é formada pelo Hemocentro Coordenador de João Pessoa e o Hemocentro Regional de Campina Grande. Nessas unidades o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30, e aos sábados, das 7h às 13h na Capital e das 7h às 11h30 em Campina Grande. A Hemorrede da Paraíba abastece as unidades de saúde no estado.

Cronograma da campanha de doação

HEMONÚCLEO DATA ENDEREÇO
GUARABIRA 16/01 Av. Prefeito João Pimentel Filho, 447, Centro
PATOS 23/01 Rua 5 de Agosto, s/n, Bairro Belo Horizonte
SOUSA 30/01 Rua: José Facundo de Lira, s/n
CAJAZEIRAS 30/01 Rua: José Rodovalho de Alencar, s/n, Centro
CATOLÉ DO ROCHA 30/01 Av. Castelo Branco, 309, Bairro Batalhão
ITAPORANGA 30/01 Rua: Osvaldo Cruz, s/n, Centro
PIANCÓ 30/01 Rua: Luís Rufino Ferreira, S/n, Ouro Branco

Requisitos para doar sangue

  • Estar em boas condições de saúde
  • Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade; quem tem menos de 18 deve estar acompanhado de um dos responsáveis legais (pai ou mãe)
  • Pesar no mínimo 50kg
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
  • Estar alimentado, por isso evite alimentos gordurosos e após o almoço aguarde 2 horas para doar
  • Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Fonte: Portal Correio
Créditos: Polêmica Paraíba