COmbate à pandemia

DESTAQUE NACIONAL: João Pessoa é uma das duas capitais com taxa de ocupação de leitos UTI Covid abaixo de 50% - VEJA RELAÇÃO

Após o catastrófico mês de março da pandemia do novo coronavírus, que entre as consequências provocou uma demanda maior no uso dos equipamentos hospitalares em todo o Brasil, o número de novos casos graves da Covid-19 tem apresentado uma diminuição. Segundo um levantamento publicado na Folha de S. Paulo, João Pessoa é uma das duas capitais do Brasil que têm a taxa de ocupação de leitos de UTI abaixo de 50%, junto de Boa Vista-RR.

O levantamento colocou João Pessoa e a capital de Roraima como destaques positivos, por serem as únicas capitais onde há mais da metade dos leitos vazios. Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de Saúde, a Região Metropolitana de João Pessoa apresenta taxa de ocupação de leitos de UTI Covid em 48%. Em Boa Vista o número é 46%.

À Folha, o secretário-executivo estadual da Saúde, Daniel Beltrammi, disse que “a Paraíba, além de ter a segunda menor taxa de ocupação de leitos de UTI para adultos do país, apresenta uma progressão sustentada de melhora de suas taxas de ocupação hospitalar para a Covid-19”.

O jornal trouxe ainda que nesta semana, caiu para dez o total de capitais brasileiras com mais de 90% de leitos públicos de UTI ocupados com pacientes da Covid-19. Na semana passada, eram 16 as capitais, junto com o Distrito Federal, com lotação em níveis críticos. No início de abril, esse número chegou a 22 das 27 cidades.

Do lado inverso da relação, as cidades de Campo Grande-MS e Aracaju-SE estão com todas as UTIs ocupadas. A capital do Mato Grosso do Sul, por exemplo, apresenta uma taxa de ocupação de 106%, com 27 pacientes na fila, e a capital sergipana com 100%.

Ainda segundo a publicação, Belém-PA é a capital que apresentou maior queda percentual em intervalo de uma semana, passando de 83% para 60%. Rio Branco-AC (94% para 75%) e Florianópolis-SC (90% para 73%) também se destacaram por sua diminuição.

Veja a relação completa das capitais:

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba