audiência com secretário de Saúde

Deputado Tião Gomes cobra construção de maternidade e Centro de Hemodiálise no Brejo paraibano - VEJA VÍDEOS

O relator da LOA, deputado estadual Tião Gomes (Avante), ressaltou que 2020 foi um ano de dificuldades para a saúde,

Nesta quinta-feira (3), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) voltou a debater a Proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2021 em Audiência Pública temática sobre a área da Saúde do Estado. O evento aconteceu de forma remota através de videoconferência, com a participação dos deputados e do secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros.

O relator da LOA, deputado estadual Tião Gomes (Avante), ressaltou que 2020 foi um ano de dificuldades para a saúde e parabenizou o secretário Geraldo Medeiros e sua equipe pelas ações desenvolvidas em prol do enfrentamento à Covid-19. Tião declarou que como relator da peça orçamentária para o próximo ano, está à disposição da Secretaria de Saúde e voltou a cobrar a instalação de um Centro de Hemodiálise na cidade de Solânea e a construção de uma maternidade para atender a população do Brejo paraibano.

Resposta do Secretário de Saúde

Em relação à cidade de Solânea o secretário Geraldo Medeiros afirmou que irá iniciar a reforma do hospital. “Serão investidos um milhão e seiscentos mil reais que consistirá na reforma e ampliação do centro cirúrgico, construção do abrigo de resíduos, reforma da central de material e esterilização, adequação das instalações de combate a incêndio, construção do novo reservatório de água e adequações nas instalações elétricas do transformador”, garantiu.

Geraldo Medeiros destacou ainda que gostaria de contemplar todas as cidades da Paraíba, mas disse ser impossível. “O Estado da Paraíba tem o maior número de unidades hospitalares do Brasil proporcionalmente. Nós teremos no Hospital de Clínicas de Campina Grande uma maternidade de alto risco disponível para esses pacientes. Teremos também o Hospital da Mulher que contemplará aquela região”.

Sobre a instalação de um Centro de Hemodiálise em Solânea, Geraldo Medeiros leu um parecer do Hemocentro de João Pessoa que diz que: Com base nos dados informados pela Secretaria de Saúde de Solânea informa a vossa senhoria que não será possível atender aos requisitos de implantação de um Hemonúcleo, como também a implantação de uma agencia transfusional no Hospital de Solânea.

Em resposta ao secretário, Tião Gomes explicou que não se trata de um Hemonúcleo, “nosso pleito é por um Centro de Hemodiálise em Solânea que atenda a toda nossa região, não é só o município de Solânea, para que, repito, os duzentos pacientes que temos por mês não precisem se deslocar para Campina, Guarabira ou João Pessoa. Esse tema da maternidade e do Centro de Hemodiálise são questões que vou continuar lutando e peço apoio do senhor”, reiterou o deputado.

VEJA VÍDEOS:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=208&v=ytXSe13qSuQ&feature=emb_logo

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: com Portal do Litoral