Imbróglio

COVID-19: Apenas João Pessoa e outras quatro capitais seguiram recomendação da Saúde e não estão aplicando vacinas em adolescentes sem comorbidades

Um levantamento veiculado neste sábado (18) pelo Jornal Hoje, da Rede Globo, mostra que apenas João Pessoa e outras quatro capitais do Brasil seguiram a recomendação do ministério da Saúde de não vacinar adolescentes entre 12 e 17 anos sem comorbidades contra a Covid-19.

Além da capital paraibana, Goiânia-GO, Teresina-PI, Curitiba-PR e Cuiabá-MT também não iniciaram (ou interromperam) a imunização desse grupo. As demais capitais estaduais, além do Distrito Federal, ignoraram a recomendação da pasta e aplicaram as doses.

Dias atrás, a prefeitura de João Pessoa chegou a anunciar a vacinação contra a doença para esse grupo etário, mas após determinação do Ministério Público, que orientou que fosse concluída primeiro a aplicação da terceira dose da vacina para idosos e pessoas imunossuprimidas, a imunização para esse grupo foi adiada.

Nessa sexta (17), após a repercussão negativa do anúncio do ministro paraibano Marcelo Queiroga da suspensão da vacinação, o secretário municipal de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, chegou a afirmar que neste sábado seria iniciada a imunização. Contudo, após nova recomendação do Ministério Público, o município optou por não vacinar os jovens.

Com isso, o município aplica a 3ª dose em idosos acima de 78 anos e segue imunizando adolescentes com comorbidades ou deficiência.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba