PANDEMIA

CORONAVÍRUS: População vulnerável na Paraíba recebe orientações da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares

Parceria entre MPF, MP/PB, DPU e profissionais de saúde permite aplicação de medidas para prevenir avanço da pandemia em comunidades

Uma parceria firmada entre o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MP/PB) e Defensoria Pública da União (DPU) com profissionais de saúde da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares (RNMMP) vai permitir que a população vulnerável no estado receba medidas de prevenção ao coronavírus. As providências foram estabelecidas com médicas e médicos que voluntariamente procuraram a rede de proteção social na Paraíba para oferecer atendimento técnico às parcelas mais fragilizadas da população no estado, em razão avanço da pandemia da covid-19 no Brasil.

Uma providência definida para orientar diretamente as pessoas em vulnerabilidade social foi a produção de vídeos com orientações em linguagem popular acessível às comunidades. Os profissionais voluntários produzirão vários vídeos educativos para as comunidades vulneráveis. Segundo o médico de família e comunidade, residente da UFPB, Arthur Vizzotto Zolin, o primeiro vídeo em produção trará orientações gerais sobre o coronavírus. “A ideia é introduzir o assunto com o objetivo de motivar dúvidas e questionamentos para os próximos vídeos”, adiantou o profissional que integra a RNMMP na Paraíba.

Cuidadores comunitários
Na próxima segunda-feira (4/5), terá início uma capacitação das lideranças comunitárias sobre como agir diante de um caso suspeito de infecção por coronavírus. A médica de família e comunidade, professora do Unipê e da UFRN, Bruna Teixeira Ávila, explica que a capacitação será realizada virtualmente pelos profissionais da RNMMP, partindo dos saberes populares que a própria comunidade possui. “Serão discutidas orientações como medição da febre e uso de analgésicos simples para controle, como também a identificação e caracterização da falta de ar e procura dos serviços médicos”, exemplificou a profissional de saúde.

Nota técnica
Outra medida já realizada pelos profissionais de saúde foi a elaboração de nota técnica indicando critérios para abrigamento da população de rua. Além do fornecimento de abrigos de entrada voluntária, a nota orienta o fornecimento de equipamento de proteção individual para pessoas que trabalham com população em situação de rua; disponibilização de espaços públicos que tenham instalações sanitárias para permitir a higiene básica da população de rua; ações a serem tomadas em caso de manifestação de sintomas da covid-19 e comunicação com o serviço de teleatendimento sobre o coronavírus oferecido pela Prefeitura de João Pessoa, através do telefone (83) 3218-9214.

Disque Coronavírus
Como parte da parceria, o Ministério Público Federal assumiu a incumbência de divulgar os telefones de apoio à população para atendimento pré-clínico (telemedicina), por meio dos quais é possível relatar a um profissional de saúde sintomas suspeitos da covid-19 ou tirar dúvidas sobre o coronavírus: Disque Coronavírus (83) 3218-9214, em João Pessoa, com atendimento 24 horas; e os números (83) 99146-9790 e (83) 3211 9120 para as demais cidades no estado. A divulgação dos números será feita através de card para Whatsapp e conta com o apoio do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos para alcançar todas as comunidades.

Saúde Popular
A Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares se organizou em 2014 e, desde então, ela atua na Paraíba, contando hoje com, aproximadamente, 24 médicas e médicos que contribuem de acordo com sua disponibilidade. A rede atua junto aos movimentos sociais na discussão sobre saúde popular, na defesa do Sistema Único de Saúde e da saúde como um direito.

Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria