NO DIA DO IDOSO

Com fila de espera, deputado defende criação de central de vagas para garantir transparência no acesso de idosos a abrigos

Nesta sexta-feira (1º), data em que se celebra o Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade, o deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) – que tem como uma das bandeiras de luta do seu mandato a defesa dos idosos – afirmou que esta parcela da população ainda tem a cidadania ameaçada.

Nesta sexta-feira (1º), data em que se celebra o Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade, o deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) – que tem como uma das bandeiras de luta do seu mandato a defesa dos idosos – afirmou que esta parcela da população ainda tem a cidadania ameaçada. Ele destaca a sua preocupação com a falta de abrigos de longa permanência no estado, o que faz com que idosos estejam em situação de vulnerabilidade, sem os cuidados necessários.

“Devemos ficar atentos aos desafios que se apresentam, como a questão do acolhimento em instituições de longa permanência que enfrenta uma escassez de vagas ou a necessidade de reinserção do idoso no mercado de trabalho que ainda se encontra produtivo na terceira idade”, frisou o parlamentar.

Jutay destacou levantamento realizado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) junto a cinco unidades de Longa Permanência em João Pessoa – Lar da Providência, Casa da Divina Misericórdia, Vila Vicentina Júlia Freire, Nosso Lar e Associação Promocional do Ancião Dr. João Meira de Menezes – que revela a existem de 1.099 idosos aguardando por vagas nesses tipos de instituições.

Para o Republicano, o abandono de idosos e a falta de abrigos públicos é um assunto que precisa ser debatido para que o problema seja solucionado. Além disso, defende uma central de vagas para garantir transparência no acesso aos abrigos e a criação de cadastro nacional com dados de instituições de idosos e Política de Cuidados Continuados.

“É imprescindível a criação de cadastro nacional com dados sobre as instituições e uma Política de Cuidados Continuados. Inevitavelmente a pandemia do novo coronavírus aumentou a demanda por essas instituições e também escancarou que não temos informações mínimas sobre essas estruturas e os idosos abrigados. Não sabemos onde estão, quantos são, de quem são e como cuidam dos nossos idosos. Além do cadastro, é essencial o monitoramento do acesso às instituições. Precisamos criar uma central de vagas, pois é uma forma muito mais transparente de nós sabermos a demanda dos municípios”, defendeu.

Atuação – Na busca de assegurar direitos e melhor qualidade de vida aos idosos da Paraíba, no âmbito da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o deputado Jutay Meneses tem projetos voltados para essa parcela da sociedade. É de autoria do Republicano a Lei nº 11.855/2021, que garante a implantação do projeto para institucionalizar o programa Sorriso Saudável na terceira idade, que é voltado para pessoas que moram em clínicas, residências geriátricas, instituições de longa permanência, casas-lares ou similares. Ele também é autor da Lei nº 11.182/2018 é a que cria o cadastro estadual de profissionais que trabalham ou cuidam de idosos, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes.

Idosos x Mercado de Trabalho – Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas em parceria com a Offer Wise Pesquisas, divulgada no primeiro semestre deste ano apontou que 71% dos aposentados ainda trabalham para complementar a renda e 40% dos idosos que se mantêm no mercado de trabalho enfrentaram alguma dificuldade para conseguir uma oportunidade.

Jutay reforçou que essa realidade precisa ser transformada, tendo em vista que a pessoa idosa não é sinônimo de incapacidade. “Temos muitos idosos que se encontram em perfeitas condições para ocupar um espaço no mercado de trabalho. Precisamos quebrar o preconceito existente em relação à pessoa idosa, compreendendo que estes possuem muito a contribuir ainda com nossa sociedade”, destacou o parlamentar.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba