atenção no verão

CARAVELAS NA PRAIA: Biólogo alerta para cuidados, mas diz que casos não tem gravidade

 

O biólogo Caio Graco esteve nessa quinta (04) na Master News e comentou sobre o aumento de águas vivas e caravelas no litoral pessoense.

Segundo o biólogo, a aparição de águas-vivas durante o verão é um fenômeno natural em praticamente todo o litoral brasileiro porque essa é a época de reprodução delas. A chegada em grande número de águas-vivas na praia também acontece em razão das mudanças nas correntes marítimas ocasionadas pelo vento, que favorece o empilhamento delas nas praias. Por este motivo, os banhistas devem redobrar a atenção onde existem muitas algas marinhas que encobrem as águas vivas.

Caio também alerta que na maioria dos casos não é necessário atendimento hospitalar e que apesar do desconforto gerado, a situação não é grave: “O ideal é tirar a pessoa da água logo após constatar a queimadura, tirar algum tentáculo que tenha ficado, dar uma chuveirada de água doce e utilizar o vinagre comum”. Mas há certos procedimentos adotados que podem piorar o quadro. Usar areia pode agravar a lesão.

Ele também tranquiliza que são apenas algumas horas de desconforto na maioria dos casos: “Para a gente é como ser picado por uma formiga ou uma abelha”.

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba