'Venerável'

Bispo Aldemiro Sena anuncia nova fase no processo de beatificação do Padre Ibiapina

O bispo de Guarabira, Dom Aldemiro Sena, anunciou neste sábado (23) que o documento que pode tornar o padre Ibiapina venerável será analisado no dia 9 de março pela Comissão de Cardeais, Arcebispos e Bispos membros do Dicastério. O título de venerável é um estágio importante no processo de beatificação do Servo de Deus. A informação é da Rádio Integração, com sede em Bananeiras.

“Em 2018, me encontrei com o postulador da Causa dos Santos, Paolo Vilotta, que acolheu meu pedido de reabertura do processo de beatificação do padre Ibiapina, e desde essa época, estive recolhendo todo material existente junto com os dados novos que foram aparecendo. Precisou fazer a Positio, que é um documentário que se elabora, com todo o histórico que é enviado para os historiadores. E tivemos a feliz notícia de que esse documento será analisado pela comissão de Cardeiais em março, e a partir disso, ele pode ser proclamado como venerável”, explicou o bispo em entrevista ao programa “O ‘X’ da Questão”, do radialista Célio Alves.

O processo de beatificação do padre Ibiapina foi iniciado ainda por Dom Marcelo Carvalheira, e continuado pelo bispo Dom Lucena, em 2016, quando recebeu o postulador para a verificação dos restos mortais do Servo de Deus.

A expectativa é de que até dezembro o Padre Mestre Ibiapina receba o título de ‘Venerável’. Essa etapa antecede a ‘beatificação’, penúltima fase da canonização.

Turismo Religioso

Dom Aldemiro disse também que conversou sobre o assunto com o governador João Azevêdo (Cidadania) no último dia 11. Segundo o bispo, foi tratada também a pauta do turismo religioso na região de Guarabira e foram expostas as necessidades dos quatro santuários da Diocese, incluindo o Santa Fé, na cidade de Arara, devido ao processo de beatificação do Padre Ibiapina.

Entre as demandas, estão a cobertura do anfiteatro em Santa Fé e a recuperação do acesso de Pirpirituba para o Santuário de Frei Damião, em Guarabira. Além de apoio para os Santuários da Pedra da Boca, em Araruna e do Cruzeiro de Roma, em Bananeiras.

Fonte: Polêmica Paraíba com Rádio Integração
Créditos: Polêmica Paraíba com Rádio Integração