Precaução

Beltrammi demonstra preocupação e defende uso de máscaras para evitar varíola dos macacos

Foto: Reprodução/Instagram/beltrammi

Em entrevista ao Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan, nesta quarta-feira (25), o presidente da Fundação PB Saúde, Daniel Beltrammi, defendeu a volta do uso de máscaras de proteção individual na Paraíba após os recente aumento de casos da varíola dos macacos no mundo.

A posição do médico foi dada após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar o uso do equipamento como medida de prevenção. Ele defende o retorno imediato do uso de máscaras.

“O uso de máscara é uma forma de proteção poderosa contra a transmissão de pessoa a pessoa, mas também a lavagem de mãos, uma vez que objetos contaminados são trocados entre pessoas. Com menor chances, mas podem sim ser veículos de transmissão”, disse.

Beltrammi também explicou como a doença pode ser contraída e quais são seus sintomas. Ele explicou que a transmissibilidade é semelhante à da Covid, porém com um nível maior de exposição

“A varíola dos macacos é uma doença contagiosa, de várias formas. Mas especialmente dependente do contato próximo e intenso entre pessoas, para que uma possa contaminar outra. Ela pode ser transmitida por vias aéreas sim”, explicou.

“As lesões são uma espécie de nódulos, caroços, que depois de crescerem um pouco, eles descamam e podem sangrar como uma ferida. Começam no rosto e depois em outras partes do corpo”, emendou.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba