mudanças

Arcebispo Dom Delson reforça que Semana Santa de 2020 será diferente por causa do coronavírus

O Arcebispo também tornou público sua carta de orientações para as celebrações deste período. 

O Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Manuel Delson divulgou um vídeo nesta quarta-feira (1) sobre as orientações da Igreja aos católicos durante a Semana Santa. Ele relatou que por conta da pandemia do coronavírus esse ano será diferente na vivência, mas não na essência.

Dom Delson destacou que todas as medidas de prevenção ao vírus permanecem, como a ausência de público nas missas e a suspensão de festividades e procissões, motivo pelo qual a procissão do Domingo de Ramos pelas ruas dos bairros foi suspensa; a Missa da Ceia do Senhor, que acontece na Quinta-Feira Santa, será sem o momento do Lava pés; a Missa dos Santos Óleos, foi adiada; na Sexta-feira Santa não será realizada a Procissão do Senhor Morto. No Sábado de Aleluia não será permitida a Procissão da Luz após a bênção do fogo e não haverá a Liturgia Batismal (Batismo) nesta celebração.

O Arcebispo também tornou público sua carta de orientações para as celebrações deste período.

“Mantendo as últimas recomendações publicadas no dia 19 de março, as Missas continuam a acontecer sem a presença dos fieis e momentos como procissões permanecem proibidos. Desta forma, a Semana Santa terá algumas particularidades: não veremos, este ano, a procissão do Domingo de Ramos pelas ruas dos bairros; a Missa da Ceia do Senhor, que acontece na Quinta-Feira Santa, acontecerá sem o momento do Lava pés; a Missa dos Santos Óleos, que reúne todo o clero na catedral para renovação dos votos sacerdotais, será adiada para um tempo oportuno; na Sexta-feira Santa não será realizada a Procissão do Senhor Morto e terá uma oração especial pelos doentes, pelos defuntos e por aqueles que sofreram alguma perda nesta pandemia. No Sábado de Aleluia não será permitida a Procissão da Luz após a bênção do fogo e não haverá a Liturgia Batismal (Batismo) nesta celebração.

“Entendo que vem sendo um grande sacrifício para todos, mas reforço aos meus queridos irmãos e irmãs: fiquem em casa! Este vem se apresentando como um grande gesto de amor à humanidade! Vamos refletir, de todo coração, as palavras do Papa Francisco na bênção Urbi et Orbi  e vamos viver uma Semana Santa intensa, com muita fé, entendendo que esta será diferente na vivência, mas não na sua essência. Seguimos com muita confiança de que Deus nos ajudará a passar por este momento tão desafiador. Em breve estaremos juntos, nos abraçando, adorando ao Senhor e agradecendo a superação desta pandemia”, afirma Dom Manoel Delson.

Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria