35 anos de atuação

Ângela Abrantes lança candidatura para Defensora-Pública Geral da Paraíba

O pleito ocorre no dia 18 de dezembro para o biênio 2021/2022

Com 35 anos de atuação na Defensoria Pública do Estado da Paraíba e diversas conquistas para a categoria, a defensora Ângela Abrantes lança seu nome para disputar a Defensora-Pública Geral (DPG) do Estado da Paraíba. O pleito ocorre no dia 18 de dezembro para o biênio 2021/2022.

Natural de Sousa, Ângela atua na vida pública desde quando ainda estava no Ensino Médio, presidindo o Grêmio Estudantil da Escola Comercial do município sertanejo. Já na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Campus de Sousa, enquanto cursava Direito, presidiu o Diretório Acadêmico, lutando pela valorização e por conquistas para o Campus de Sousa – o que lhe rendeu a honra de ser Oradora Oficial da “Turma do Reconhecimento”.

Já formada, Ângela presidiu a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Sousa por 19 anos, após sucessivas vitórias nas eleições para a presidência da entidade. A sua principal marca como presidente da OAB Sousa foi a luta contra a morosidade do sistema judiciário brasileiro. Teve papel fundamental, também, na instalação das Subseções da OAB em Catolé do Rocha, Cajazeiras e Patos e na criação do Presídio Agrícola de Sousa.

Como Defensora Pública, Ângela foi alçada ao cargo de Coordenadora da Defensoria Pública do Sertão, cargo que ocupou por 16 anos. Sua atuação destacada na vida pública lhe garantiu uma vaga na comissão que criou a Secretaria de Estado da Mulher, no governo de José Maranhão. Junto ao Sindicato dos Defensores Públicos, comandou a primeira de uma série de três greves da Defensoria Pública da Paraíba, a primeira da história do Estado, garantindo direitos e melhores condições de trabalho para os defensores.

Atualmente, luta junto à omissão Especial de Acompanhamento Legislativo da OAB pela concretização do que está disposto no Artigo 37, Inciso XI da Constituição Federal, para que que o subsídio dos defensores seja 90,25% dos vencimentos dos ministros do Superior Tribunal Federal (STF).

Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria