Paraíba - Foi publicada nesta segunda-feira (30) a nomeação de Nino Amazonas como novo superintendente do IBAMA na Paraíba. Ambientalista de longa trajetória e aliado político do ex-governador Ricardo Coutinho (PT), Nino assume o cargo com a missão de fortalecer e reconstruir as políticas ambientais no estado, considerado um dos mais ricos em biodiversidade do Nordeste.
A chegada de Nino à superintendência foi celebrada por movimentos socioambientais como um importante avanço para o setor no estado. A Paraíba abriga ecossistemas como os manguezais e áreas costeiras, a Mata Atlântica e a caatinga, este último, bioma exclusivamente brasileiro, que enfrentam crescentes desafios ambientais.
Em sua primeira fala após a nomeação, o novo superintendente destacou a importância do momento e fez questão de ressaltar seu compromisso com a agenda ambiental construída desde gestões passadas.
“Fico muito contente de estar aqui junto com vocês. Eu tenho uma honra de assumir esse desafio no IBAMA da Paraíba. O nosso estado é riquíssimo. O IBAMA é uma instituição que historicamente atua de maneira muito forte, muito representativa na Paraíba como um todo”, afirmou.
Nino Amazonas ainda destacou a diversidade ambiental do estado e a necessidade de diálogo com os povos e territórios afetados.
“A gente tem uma biodiversidade incrível, tanto nos nossos ambientes costeiros aqui em todo o litoral do estado, quanto na Mata Atlântica, até lá na nossa caatinga, que é um bioma exclusivamente brasileiro. Só o Brasil tem caatinga, né? Esses ambientes enfrentam desafios e nós estamos aqui para olhar para eles, olhar para os povos, para os territórios e construir soluções em conjunto.”
Por fim, ele agradeceu à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e ao presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho, além de fazer referência direta ao ex-governador Ricardo Coutinho, de quem é próximo politicamente.
“Tenho certeza que nós vamos conseguir dar continuidade a trabalhos bons que começaram há algum tempo já na Paraíba, desde a gestão do ex-governador Ricardo Coutinho.”, finalizou.