Paraíba - Com o objetivo de capacitar para uma atuação estratégica na condução da gestão pedagógica nas escolas, a Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB) por meio da Secretaria Executiva de Cooperação com os Municípios, está promovendo nestas quarta (16) e quinta-feira (17), em Campina Grande, o III Ciclo Formativo de Gestão 2025.
A iniciativa é uma das prerrogativas do Pacto Alfabetiza Mais Paraíba e reúne cerca de 70 gestores, articuladores municipais, estaduais e regionais das 16 Gerências Regionais de Educação, e tem como intuito promover a inovação, assegurando a continuidade de práticas pedagógicas eficazes no processo de alfabetização de forma inclusiva, antirracista e socialmente referenciada no território.
A programação do evento iniciou com apresentação de uma paródia intitulada “Paraíba Semente do Saber”. Em seguida foi apresentado o cordel “Um cordel sobre leitura” de César Obeid por estudantes do 2º ano da EEEF Santo Antônio, localizada no bairro Castelo Branco em Campina Grande.
Entre as temáticas debatidas no encontro estão o Planejamento Estratégico da Gestão Escolar; Gestão de Conflitos e Práticas Inclusivas na Alfabetização; Ações de Cooperação Institucional; Práticas de gestão e pedagogia para uma alfabetização equitativa e antirracista e a Rotina Semanal do Gestor Escolar.
“São dois dias intensos, mas muito bem planejado e focalizado na gestão escolar, na formação de professores, inclusive gestão de conflitos, para que possamos gerenciar e atender melhor a comunidade escolar, as famílias, os nossos profissionais, professores em especial, que possam ter um atendimento especializado e humanizado para as nossas crianças e também nossos profissionais da educação”, comentou o secretário executivo de Cooperação com os Municípios, Erivonaldo Alves.
Nesta quarta-feira (16), estão sendo discutidos sobre Currículo, Planejamento e Avaliação com o intuito de refletir sobre a avaliação como elemento integrante da organização e da dinamização do trabalho pedagógico, necessária ao aprimoramento dos processos educativos, sob os olhares da avaliação da aprendizagem e identificar quais as habilidades do 1º e 2º anos. Além do debate foram realizadas dinâmicas e oficinas sobre o tema.
Já no segundo dia de formação será tratado o tema Currículo, Planejamento e Avaliação na Matemática, com o intuito de perceber os conceitos da sobre Mentalidades Matemáticas, relacionando ao currículo, planejamento e à avaliação e incentivando a aprendizagem da matemática de forma criativa, visual e lúdica.
Além de toda formação, foi realizada a distribuição de materiais sobre o treinamento para que todo o conhecimento seja replicado com os profissionais de todas as escolas da Rede Estadual.
Para a articuladora regional da 13ª GRE, Maria do Socorro Rodrigues, afirmou que o ciclo formativo é fortalecedor e ajudar a repassar todo o conhecimento para a base da escola.
“Na minha opinião, precisamos sempre inovar, pois muitos profissionais acham que o tradicional não faz mais tanto efeito e temos que juntar isso com a evolução constante de tecnologias. E as crianças não ficam mais tão satisfeitas em só escutar uma historinha e de um livro tradicional. Então precisamos desses momentos de inovação, criatividade, da empolgação dos professores. Vamos replicar para os formadores municipais, criamos seminários para justamente conseguir chegar na base, que são os professores alfabetizadores”, frisou.
Paraíba supera meta nacional de crianças alfabetizadas na idade certa
Ainda durante a formação foram discutidos e trabalhadas estratégias para a aplicação das avaliações de aprendizagem e fluência dos estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica da Paraíba (Siave) e Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
A Paraíba registrou um avanço expressivo na alfabetização infantil e superou a meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para o ano de 2024. De acordo do Indicador Criança Alfabetizada (ICA), o Estado alcançou o percentual de 56% de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, um crescimento de 4,9 pontos percentuais em relação a 2023, quando o índice era de 51,12%.
“O resultado do compromisso nacional da Criança Alfabetizada, no nosso estado, teve um crescimento expressivo e quero agradecer a todos os profissionais da educação, além das famílias em acreditar no nosso trabalho. Em especial ao nosso governador da Paraíba e ao secretário Wilson Filho por apoiar em fazer com que todo esse planejamento estratégico de formação, de avaliação, de material de dados, possa chegar onde está chegando a todos os nossos alunos. É esse é o propósito, é essa a missão de transformar vidas e avançar mais ainda a alfabetização na idade certa”, reforçou Erivonaldo.
O ICA, mostrou que o estado ocupa a 12ª colocação no ranking nacional de alfabetização infantil em 2024, considerando o percentual de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Entre os estados que atingiram a meta estabelecida pelo MEC, a Paraíba se destaca ainda como o 3º maior crescimento do Nordeste e o 9º do Brasil, reforçando o impacto positivo das políticas públicas adotadas e do regime de colaboração entre Estado e municípios.
Assessoria