descaso

AGLOMERAÇÃO EM JP: mesmo com aumento de casos da covid-19, população lota Largo de Tambaú e praia do Cabo Branco  - VEJA VÍDEOS 

Ao que parece a pandemia já acabou na cidade de João Pessoa, vídeos que circulam nas redes sociais mostram uma grande aglomeração nas Orla de Tambaú e Cabo Branco na noite deste sábado (20), nas imagens, é possível ver que dezenas de pessoas se aglomeram na calçadinha das praias, é possível reparar ainda, que algumas não usam máscara, item obrigatório e que é essencial para proteção contra a covid-19.

BANDEIRA VERMELHA

A avaliação mais recente do Plano Novo Normal com a análise situacional da pandemia da Covid-19 no Estado, divulgada neste sábado (20), mostra que houve um aumento significativo na quantidade de municípios que transitaram para as classificações mais restritivas. De acordo com esse 19º levantamento, 99% dos municípios paraibanos figuram nas bandeiras amarela, laranja e vermelha – esta última aumenta as restrições de mobilidade nos locais classificados. As bandeiras levam em conta indicadores como: percentual de novos casos, letalidade (óbitos), ocupação da rede hospitalar da região e percentual de isolamento social. Baía da Traição é o único dos 223 municípios paraibanos que está em bandeira verde.

Na 19ª avaliação, 62% dos municípios paraibanos encontram-se em bandeira laranja, esboçando um crescimento expressivo de 527% em relação à 18ª avaliação, na qual cerca de 10% dos municípios encontravam-se nesta bandeira. Até a análise anterior, a Paraíba não tinha cidades em bandeira vermelha. Já na avaliação atual, que passa a vigorar nesta segunda-feira (22), os municípios de Igaracy, Catingueira, São José do Bonfim, São Mamede, Cuité de Mamanguape e Cacimbas compõem os 2,4% de localidades classificadas em vermelho, com recomendação de restrição de mobilidade e serviços.

De acordo com o secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi, as medidas adotadas pelo Governo do Estado da Paraíba, entre os dias 12 e 17 de fevereiro, dedicadas a atenuar os riscos e efeitos negativos do período carnavalesco, não receberam a adesão necessária de parte da população paraibana e destaca que a temporada de verão no litoral e balneários paraibanos merece o máximo empenho de todas as paraibanas e paraibanos no sentido de seguirem usando máscaras com frequência e não continuarem se aglomerando.

João Azevedo estuda ação efetiva para evitar colapso do sistema de saúde

O governador João Azevedo (Cidadania) estuda uma ação efetiva para evitar o colapso do sistema de saúde na Paraíba. A decisão foi tomada após o aumento dos casos de Covid-19 em vários municípios do estado. “A Paraíba voltou aos níveis de contágio que víamos no meio do ano passado e se faz necessário que voltemos a pensar de forma coletiva, mantendo os cuidados com o uso das máscaras, higiene das mãos e ficando em casa”.

A informação foi publicada no Instagram do gestor neste sábado (20).

CONFIRA OS VÍDEOS:

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba