DESMATAMENTO ILEGAL

287 hectares de área foram desmatados na Caatinga da PB, segundo Ibama

“Ela precisa ser protegida, conservada e utilizada de forma sustentável para que continue a favorecer as condições de vida do povo nordestino, que dela necessita”, explicou o superintendente do Ibama na Paraíba.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) detectou 287,76 hectares de desmatamento ilegal no bioma da Caatinga, na Paraíba. A área corresponde a 411 campos de futebol. O flagrante aconteceu durante a deflagração da Operação Mandacaru, realizada em sete municípios do estado. Doze pessoas foram autuadas pelo órgão e duas foram notificadas. As multas aplicadas totalizam R$ 393 mil.

A operação aconteceu no período de 16 a 21 de novembro. Através de monitoramento remoto, com análise de imagens de satélites, o Ibama detectou indicativos de desmatamentos nas cidades de Arara, Assunção, Monteiro, São José dos Cordeiros, Prata, Sumé e Zabelê. Todas as áreas identificadas foram embargadas de imediato para cessar o dano ambiental e assegurar a regeneração natural da vegetação nativa.

O superintendente do Ibama na Paraíba, Arthur Navarro, disse que a Caatinga abriga uma rica biodiversidade, porém que é vulnerável, naturalmente, devido às estiagens. “Ela precisa ser protegida, conservada e utilizada de forma sustentável para que continue a favorecer as condições de vida do povo nordestino, que dela necessita”, explicou.

Arthur também destacou que o Ibama monitora as alterações no bioma. “Realizamos ações para conter desmatamentos ilegais, propiciar a recuperação ambiental de áreas degradadas e estimular o uso sustentável dos recursos naturais”, acrescentou.

Fonte: Portal Correio
Créditos: Polêmica Paraíba