combate ao coronavírus

Azevêdo destaca distribuição do maior quantitativo de vacinas no Estado

– Essa é uma ação essencial para o momento que estamos vivendo porque a primeira dose da vacina Astrazeneca já dá uma grande proteção e fazer com que mais paraibanos tenham acesso à vacinação fará com que a gente aumente a faixa populacional protegida, diminua a transmissibilidade da doença, de internações e de óbitos – frisou

O governador João Azevêdo (Cidadania) esteve, hoje, na sede da Secretaria de Estado da Saúde, em João Pessoa, onde acompanhou a saída das 269.990 doses da vacina Astrazeneca para os 223 municípios paraibanos. Esta é a maior distribuição de vacinas para a primeira dose no Estado e será fundamental para ampliar o número de paraibanos protegidos contra o coronavírus e suas variantes. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual destacou a importância da decisão levada pela Secretaria de Saúde da Paraíba à Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

– Essa é uma ação essencial para o momento que estamos vivendo porque a primeira dose da vacina Astrazeneca já dá uma grande proteção e fazer com que mais paraibanos tenham acesso à vacinação fará com que a gente aumente a faixa populacional protegida, diminua a transmissibilidade da doença, de internações e de óbitos – frisou.

O governador também ressaltou o esforço conjunto para assegurar e agilizar a imunização dos paraibanos. “Nós estamos trabalhando diuturnamente para que as vacinas cheguem rapidamente nos braços dos paraibanos. A segunda dose também está garantida e todos também irão receber dentro do prazo previsto”, acrescentou. A saída das vacinas da SES também foi acompanhada pelos secretários estaduais Geraldo Medeiros e Renata Nóbrega e pelos secretários de Saúde de João Pessoa e Campina Grande, Fábio Rocha e Felipe Reul, respectivamente.

De acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde, a Paraíba já aplicou 2.097.968 doses das vacinas contra a Covid-19, das quais 1.489.063 são da primeira dose e 608.905 da segunda dose. O avanço da vacinação tem resultado na diminuição de internações em todas as macrorregiões de saúde do Estado. Na região polarizada pela Grande João Pessoa, a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é de 31%; em Campina Grande, 37% e no Sertão, 46%. A ocupação de leitos de enfermaria é de 28% em todo o Estado.

Fonte: Os Guedes
Créditos: Os Guedes