opinião

Sobre o TCE-PB, Bruno (prefeito/CG) e Dunga (STTP-CG) - Por Mário Tourinho

A cada vez que nos deparamos com notícia de que alguma autoridade pública está chamada (convidada ou convocada) a um Tribunal de Contas, logo logo nos vem à mente um questionamento tipo: “Ih!... Que foi que houve?!... Algum ´senão´ em relação à respectiva prestação de contas?!...”.

A cada vez que nos deparamos com  notícia de que alguma autoridade pública está chamada (convidada ou convocada) a um Tribunal de Contas, logo logo nos vem à mente um questionamento tipo: “Ih!… Que foi que houve?!… Algum ´senão´ em relação à respectiva prestação de contas?!…”.

No entanto, relativamente a determinadas autoridades, estas reconhecidamente sérias e competentes, uma “manchete” sobre tal chamamento apenas desperta a curiosidade em saber qual a motivação! E foi isto o que nos acorreu quando da leitura, recentemente, do título da notícia segunda a qual “Prefeito Bruno Cunha Lima, acompanhado de Carlos Dunga Junior, vai prestar esclarecimentos ao TCE-PB”.

Realmente esse comparecimento daquelas autoridades municipais de Campina Grande (Bruno Cunha Lima, prefeito; Dunga Júnior, superintendente da STTP) ao TCE-PB dar-se-ia, como efetivamente aconteceu, na segunda feira, 12 de setembro corrente, das 9h30 às 11h30. Entretanto, diferente de ser por qualquer “senão” relativo às prestações de contas de responsabilidade de ambos, a motivação era – como foi – fazer uma exposição sobre os planos para implantação do novo sistema de transporte público como parte do modelo geral de planejamento de mobilidade urbana implantado desde 2014!

Assim sendo, e como pessoa interessada em tal tema, fizemos, por telefone, contato com o TCE-PB para saber se o acesso àquele evento seria livre. Tendo resposta afirmativa, lá estivemos na data e no horário previstos e de lá saímos “enriquecidos” especialmente pelas exposições, em si, feitas tanto pelo prefeito Bruno  quanto pelo superintendente Dunga Júnior, assim como pelas participações de especialistas nessa área, estes vinculados à UFPB, igualmente convidados para debaterem sobre o tema. Merece registro, também, a participação de técnicos, nessa área de mobilidade urbana, vinculados ao DER-PB.

O coordenação da mesa diretora do evento coube ao auditor do TCE-PB, André Agra, que é um técnico reconhecidamente competente também nessa área de mobilidade urbana e sobretudo no campo de “cidades sustentáveis”. Há uns três anos, como convidado da APCA (Academia Paraibana de Ciência da Administração), ele – André Agra – fez palestra sobre  “Cidades Sustentáveis” e o fez com tanta riqueza, tanto na forma expositiva quanto no conteúdo, que recebeu, daquela Academia, à unanimidade, votos de aplausos pela  valiosa contribuição ao conhecimento técnico-científico.

Todavia, nesse evento do TCE-PB sobre a apresentação do plano alusivo ao novo sistema de transporte público campinense, os grandes personagens foram, sem dúvida, os expositores Dunga Júnior e Bruno Cunha Lima, principalmente este porquanto, em sua exposição, não pareceu ser só o gestor-mor da cidade “Rainha da Borborema”, mas, de igual modo, um competente e compenetrado técnico nesse específico setor, tal o envolvimento que demonstrou ter para que Campina Grande seja, como está sendo, uma referência positiva nessa ação/plano de mobilidade urbana!

Por fim, uma sugestão ao TCE-PB, antecedida do aplauso pela promoção de eventos como este aqui comentado: dê novo título à série destes eventos, hoje denominada de “TCE Talk”. Este título (com “Talk” substituindo a palavra “Conversa”) não condiz com as ideias e bandeiras do patrono do local que acolhe tais eventos: o Centro Cultural ARIANO SUASSUNA! Ariano não concordaria com esse desnecessário anglicismo.

Fonte: Mário Tourinho
Créditos: Polêmica Paraíba