opinião

SENHOR PRESIDENTE, AI-5 NÃO É SONHO, É PESADELO - Por Rui Leitão

Ao comentar a infeliz declaração de um dos seus filhos ameaçando o Brasil da edição de um AI-5, o presidente da república afirmou que “quem pensar nisso está sonhando”. Não, presidente, isso jamais poderia ser considerado um sonho. Isso é pesadelo dos grandes. Mas o que o seu “pupilo” declarou não é muito diferente do que sempre foi dito por vossa excelência. Ele deve estar repetindo apenas o que ouve diariamente em casa.

O senhor nunca escondeu que é um vocacionado para ditador. Por diversas vezes fez publicamente apologia da tortura, chegando a homenagear um dos mais cruéis praticantes desses atos de barbárie por motivações políticas. Não poderia se esperar dos seus filhos nada que diversificasse do pensamento político que o senhor permanentemente expõe nos seus pronunciamentos. O exercício da democracia não é o seu forte, apesar de ter jurado obediência à Constituição de 1988 ao tomar posse nos diversos mandatos para os quais foi eleito.

O AI-5 foi o mais severo dos atos institucionais estabelecidos pela ditadura militar. Desmascarou o que chamavam de “movimento revolucionário de 1964”. Explicitou o regime ditatorial, recrudesceu a repressão, fechou o Congresso, cassou mandatos eletivos, prendeu, torturou e assassinou adversários políticos, aboliu o instituto do “habeas corpus”, censurou os meios de comunicação, puniu arbitrariamente os que consideravam inimigos do sistema. Isso jamais poderia ser considerado um sonho. O senhor cometeu um “ato falho”, traido pelo incosciente.

É retrocesso, ataque de morte à democracia, manifesta intenção de adotar o autoritarismo. O AI-5 ofereceu arcabouço jurídico com a finalidade de promover a intimidação, o medo, aos que ousavam divergir da ideologia dos ditadores. Portanto, é um pesadelo que vivenciamos e que não queremos viver novamente. Custou caro reconquistarmos a democracia.

O deputado Eduardo Bolsonaro esquece que temos uma história de resistência cívica. Prega a volta do AI-5 quem tem medo de debater ideias, de exercitar a democracia, de conviver com a liberdade de pensamento. Sua estapafúrdia declaração causou perplexidade em todos os que amam a democracia. Mas não nos amedronta. Não permitiremos que agentes políticos sem patriotismo tentem descumprir a Constituição e as leis de nosso país. Ainda estamos cicatrizando as feridas abertas em decorrência das arbitrariedades cometidas pelo AI-5. Não esquecemos as marcas deixadas por ele. Não abriremos mão do Estado Democrático de Direito. Nosso sonho é fortalecer o regime democrático. Ditadura nunca mais.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Polêmica Paraíba

Fonte: Rui Leitão
Créditos: Rui Leitão