Opinião

Reflexão de Natal: a descristianização da sociedade - por Rui Leitão

Reflexão de Natal: a descristianização da sociedade - por Rui Leitão

As mudanças sócio-culturais que o mundo ocidental experimenta, nos revela uma triste constatação: a sociedade contemporânea está se descristianizando. A humanidade se comporta desconhecendo que “o caminho, a verdade e a vida estão somente em Cristo”. O materialismo e o consumismo concorrendo para que isso esteja acontecendo. Os valores espirituais deixando de ser considerados. É cada vez mais evidente que muitos praticam um cristianismo de fachada.

Muitos ainda se dizem cristãos, mas seguem postulados diferentes da vivência que é ensinada pelo Evangelho. São os falsos cristãos. Esquecem que Deus olha a alma e detesta a hipocrisia. O cristianismo expresso pela boca, não é o mesmo sentido no coração. Algumas igrejas que se proclamam cristãs e líderes religiosos que se anunciam ministros de Deus, se firmam em estruturas que não correspondem às expectativas do Evangelho. E fazem da religião uma forma de alienação.

O que se percebe é um progressivo distanciamento dos ensinamentos de Jesus Cristo. Posturas se manifestando incoerentes com o que pregam. Muitos estão decidindo seguir falsos obreiros. O espírito antiCristo está trabalhando na mente e no comportamento da nossa sociedade. E fazem coisas erradas pensando que estão no caminho certo. O crente falso vive cobrando ações dos outros e julgando-os quando não o fazem. Insiste em plantar desconfianças em seus discursos, procurando afastar as pessoas umas das outras. Promove as contendas e divisões dentre os irmãos.

Precisamos ser prudentes para não cairmos na armadilha dos entusiasmos fáceis e superficiais. Que saibamos manter a fé sem que ela fique vazia, fria, sem perspectiva, como estamos verificando nas atitudes cotidianas de muitos dos que se afirmam cristãos. É preocupante ver a quantidade de pessoas que é seduzida por falsos profetas. Esses hipócritas e enganadores se escondem atrás da Palavra de Deus. Esta é uma realidade que assusta.

Li em algum lugar, não lembro onde, que “o sermão que não conduz a Cristo, faz os demônios rirem no inferno”. Seguir os que são bons na oratória, mas fracassados nos exemplos, é contribuir para o processo de descristianização que estamos testemunhando em nossa sociedade. Lamentavelmente.

Rui Leitão

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Rui Leitão