opinião

Primeiras especulações 2020: ESQUERDA: Diego com Amanda, CENTRO: Cícero com Léo e DIREITA: Nilvan com Felipe - Por Rui Galdino

A contagem regressiva para fazer acordos e composições antes das convenções partidárias JÁ COMEÇOU!

Não sou profeta, nem adivinhão, no entanto, tenho acompanhado atentamente os fatos políticos em nosso estado. Não sei por que, mas mesmo com toda esta pandemia do novo corona vírus e isolamento social possível, tenho tido a sorte de receber informações interessantes e até presenciar situações de bastidores inacreditáveis. Então, como já está decidido que haverá eleição este ano, nada melhor do que começar analisar, especular e esquentar a eleição municipal de João Pessoa.

Na verdade, os bastidores dos partidos políticos em nossa capital já estão pegando fogo! Essa história de FICAR EM CASA, por causa da pandemia, é conversa pra “boi dormir” para os que fazem política. Conversas, encontros reservados, mensageiros de um lado para o outro não param de circular. A contagem regressiva para fazer acordos e composições antes das convenções partidárias JÁ COMEÇOU! O problema é saber quem vai ser quem e quem vai ficar com quem nas eleições deste ano. Eis a questão!

A preço de hoje, a cidade de João Pessoa tem os seguintes pré-candidatos a prefeito: Ricardo Coutinho (PSB), Cícero Lucena (PP), Eduardo Carneiro (PRTB), Nilvan Ferreira (MDB), Walber Virgolino ( PATRIOTAS), Felipe Leitão (AVANTE), Ruy Carneiro (PSDB), Raoni Mendes (DEM), João Gonçalves (CIDADANIA), Anísio Maia (PT) e o futuro candidato(a) do prefeito Luciano Cartaxo (PV), que até agora não foi definido, mas que já tem quatro nomes no páreo: Diego Tavares, Socorro Gadelha, Daniela Bandeira e Edilma Freire, todos do Partido Verde.

Desse total, acredito que depois das convenções partidárias, só ficarão no máximo TRÊS candidaturas, pois, os demais pré-candidatos dos outros partidos irão se aliar com alguém na formação das futuras chapas. No final, deveremos ter uma candidatura de DIREITA, uma de ESQUERDA e uma de CENTRO, pois é assim, que a política e o eleitorado brasileiro e paraibano estão divididos atualmente. Até onde sei, teremos muitas novidades!

Respeito às opiniões em contrário, mas como este ano não vai ter fogueiras de São João, então, vamos começar a esquentar logo o tabuleiro de 2020 na capital. Iniciando pelo fato do prefeito Cartaxo, ainda não ter definido o seu candidato(a), me faz crer que haverá a união de todas as ESQUERDAS na eleição da capital este ano. Assim sendo, a grande surpresa é que poderão estar juntos PSB e PV ainda no 1º turno e no mínimo, uma MULHER estará na chapa. Além disso, o acordo das ESQUERDAS em 2020, deverá ser estendido para 2022. Não acredita? Anotem!

Com a possível união de todas as ESQUERDAS, o CENTRO, será transformado em CENTRÃO e deverá aglutinar todos os demais partidos desta linha de segmento político em torno da candidatura do ex-prefeito Cícero Lucena (PP) à prefeitura da capital. O vice-prefeito de Cícero, deverá vir de um possível alinhamento com os aliados do governador João Azevedo (CIDADANIA).

E finalmente, no momento temos três candidaturas de DIREITA, são elas: Nilvan Ferreira (MDB), Walber Virgolino ( PATRIOTAS ) e Eduardo Carneiro (PRTB). O deputado Eduardo, terá o apoio do vice-presidente Hamilton Mourão, que é do seu partido, o PRTB. O deputado Virgolino, espera contar com o apoio do presidente Bolsonaro ( sem partido ). E Nilvan, que vai lutar para atrair os bolsonaristas. Acredito que Nilvan, Eduardo e Virgolino, deverão conversar e se unirem em torno de apenas um nome, pois, não é interessante a divisão da DIREITA. É bom lembrar que na eleição presidencial de 2018, a DIREITA venceu em João Pessoa, ficando a ESQUERDA em 2º lugar e o CENTRO em 3º lugar. Até o próximo artigo que vem mais quente ainda. Aja coração!

Fonte: Rui Galdino
Créditos: Rui Galdino