opinião

Pedro prioriza a Educação mas quer debate amplo sobre nova Paraíba - Por Nonato Guedes

Pelo tom das suas declarações, o deputado federal Pedro Cunha Lima, pré-candidato a governador pelo PSDB, deixa evidente que o foco prioritário da sua plataforma de campanha será a Educação, por razões óbvias, já que tem empalmado essa bandeira em discursos e proposições na Câmara dos Deputados, ao mesmo tempo em que, a nível estadual, tem procurado ser um porta-voz de reivindicações ligadas ao segmento.

Pelo tom das suas declarações, o deputado federal Pedro Cunha Lima, pré-candidato a governador pelo PSDB, deixa evidente que o foco prioritário da sua plataforma de campanha será a Educação, por razões óbvias, já que tem empalmado essa bandeira em discursos e proposições na Câmara dos Deputados, ao mesmo tempo em que, a nível estadual, tem procurado ser um porta-voz de reivindicações ligadas ao segmento. “Quero acertar na educação da Paraíba e possibilitar uma transformação no ensino do nosso Estado, apoiando professores e garantindo que os estudantes aprendam no tempo certo”. E acrescenta: “Precisamos resgatar um ambiente que precisa olhar para Estados vizinhos e conhecer as experiências que eles estão desenvolvendo com êxito”.

Filho do ex-governador Cássio Cunha Lima, Pedro Cunha Lima deixa claro, entretanto, que a atenção especial à Educação não o desviará de promover um debate amplo sobre a construção do que chama de “uma nova Paraíba”, enfocando setores importantes para a população como a questão da Segurança Pública e investindo em obras de infraestrutura que devolvam ao Estado condições de retomada do processo de desenvolvimento nos patamares exigidos pela conjuntura com que a Paraíba se debate. É claro que, na sua ótica, as ações de governo terão que ser ajustadas à nova realidade que for ditada como consequência dos reflexos da pandemia de covid-19, que afeta todo o mundo. Entende que, para tanto, é necessário sensibilidade, de permeio com o conhecimento da radiografia dos problemas maiores a serem enfrentados pelo Executivo.

Em relação à Educação, Pedro já avisou que é fundamental uma discussão sobre a carreira dos profissionais do setor. “O nosso Estado está, mais uma vez, atrasado, e há pelo menos dezoito anos não revisa o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração de Professores. É preciso garantir uma estrutura para motivar e mostrar aos professores que eles têm valer”, afirmou o parlamentar em entrevista a um podcast. “Eu preciso ter um eixo da carreira: valorização; um eixo na formação. Eu preciso ter uma política de formação melhor elaborada, onde eu reúna os professores e insira eles numa política de formação contínua durante o ano. Eu preciso que os professores interajam entre si para um ajudar o outro, dentro da facilidade de um, da dificuldade de outro e vice-versa. É preciso estimular uma rede de colaboração que privilegie as aptidões e capacidades de cada um dentro dos seus campos específicos”, detalhou Pedro Cunha Lima. O seu empenho será, então, para manter a Paraíba numa posição de destaque, alicerçada em estruturas sólidas envolvendo o próprio poder público.

No geral, o deputado Pedro Cunha Lima tem defendido que é necessário mudar o rumo da Paraíba com “gestão e inovação”, partindo do pressuposto de que o Estado ingressou num ritmo errado “e não temos mais tempo a perder”. O parlamentar do PSDB é um crítico de políticas de governo que, na sua opinião, produzem apenas o desperdício e promete que, se eleito, será implacável no combate a regalias e privilégios que estão infiltradas na máquina administrativa. Tomando como ponto de partida um projeto de enxugamento de gastos, Pedro deseja formular, e debater, na campanha, uma concepção realmente moderna, que corresponda às urgências do momento. Ele dá como exemplo da “cultura de desperdício” enraizada no atual poder público a manutenção da Granja Santana, residência oficial do governador, que, numa eventual gestão sua, poderá ser transformada em parque ecológico ou em área de sociabilidade para segmentos da população paraibana.

Como deputado federal, o deputado Pedro Cunha Lima tem oferecido gestos concretos de combate a privilégios, abrindo mão de vantagens que fazem parte do pacote de “penduricalhos” que contempla os congressistas ou, em outras situações, convertendo essas vantagens em benefício para associações, organizações e entidades que atendem a pessoas em estado de carência ou de abandono. É sua forma peculiar de não tentar ser cúmplice ou conivente com o que considera “excessos” praticados não apenas pelo próprio Congresso, mas por outros Poderes institucionais. Cunha Lima salienta que se sentirá recompensado se, uma vez eleito, avançar em transformações que, em certa medida, sejam revolucionárias do ponto de vista do alcance social tão desejado ou da inclusão que é tão reivindicada.

A etapa atual de trabalho do deputado Pedro Cunha Lima, que está licenciado do exercício do mandato na Câmara Federal, pode ser resumida como de aprofundamento do domínio sobre as realidades múltiplas da Paraíba, nas diferentes regiões. Ele tem percorrido municípios auscultando reclamações, anotando demandas e dialogando com segmentos representativos da sociedade, para, ao final, extrair um diagnóstico que lhe permita estar preparado para a grande discussão que emergir no confronto de ideias com adversários políticos. O deputado considera que está tendo um aprendizado excelente, bem como a oportunidade de também se indignar com soluções não contempladas pelo Poder Público. “Vamos resgatar nas ruas, a céu aberto, com absoluta transparência, a nova Paraíba que desejamos para todos os que habitam este Estado”, conclui Pedro Cunha Lima, exultante com a receptividade que diz estar obtendo a suas ideias e projetos.

Fonte: Nonato Guedes
Créditos: Polêmica Paraíba