Opinião

PARAHYBA E SUAS HISTÓRIAS: Avenida General Edson Ramalho (quem foi o homenageado?) - Por Sérgio Botelho

Outro dia falei sobre a Avenida João Maurício, a mais importante do bairro de Manaíra (um bairro de classe média e média alta)

PARAHYBA E SUAS HISTÓRIAS: Avenida General Edson Ramalho (quem foi o homenageado?) - Por Sérgio Botelho

Outro dia falei sobre a Avenida João Maurício, a mais importante do bairro de Manaíra (um bairro de classe média e média alta), pelo simples fato de estar à beira-mar, o que lhe empresta uma notabilidade especial.

Só para lembrar, João Maurício de Medeiros, nascido em Santa Luzia (1896), foi prefeito de João Pessoa (1926–1928), quando atuou no saneamento de Tambaú, em sintonia com o projeto do engenheiro Saturnino de Brito, para a cidade.

Desta vez, abordo outra importantíssima via, também com status urbano de avenida. Ora imediatamente ora mais afastada, ela corre todo o tempo paralela à João Maurício, também ligando o Retão de Manaíra à Avenida Rui Carneiro.

É endereço de prédios e casas residenciais, além de um volume considerável de clínicas e consultórios, restaurantes e bares, farmácias, afora uma diversidade de empreendimentos voltados para o setor de serviços.

Também, da mesma forma que a João Maurício, a Edson Ramalho serve como trajeto de ônibus e mantém, do mesmo jeito, um intenso e volumoso trânsito de veículos, dia e noite.

Mas quem foi o homenageado?

O nome completo dele é Edson Amâncio Ramalho, nascido na cidade de Bananeiras, em 1912, e falecido no Rio de Janeiro, em 1965, mas sepultado em João Pessoa, com direito a todas as homenagens cabíveis.

Edson Ramalho ganhou importância com atuação tanto no campo militar quanto no civil. Formou-se oficial na Escola Militar do Realengo, após passar pelo Colégio Militar do Ceará.

Na função militar, alcançou dimensão nacional, já que integrou o corpo da Força Expedicionária Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial. Sua atuação lhe rendeu condecorações e sequência respeitada no Exército.

Ainda no campo militar, comandou a Polícia Militar da Paraíba entre 1956 e 1957. Na área civil, ocupou a Secretaria das Finanças e  dirigiu o Banco do Estado da Paraíba. Também atuou fora do estado, chefiando a Fazenda do Ceará.

Além dessa importante via do bairro de Manaíra, ele nomeia o Hospital do Servidor General Edson Ramalho, hoje parte da rede estadual gerenciada pela PB Saúde, com maternidade, urgência e especialidades, em João Pessoa, e uma rua no bairro de Boa Viagem, no Recife.

(A foto, do General Edson Ramalho e sua esposa, Julita Cunha Rego Ramalho, foi publicada em trabalho sobre Borborema, disponibilizado em arquivos da UFPB)

Fonte: Sérgio Botelho
Créditos: Polêmica Paraíba