Opinião

João e a sinuca de bico! - Por Rui Galdino

 

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Vocês sabem o que é dar uma sinuca no jogo? Em tese é complicar a vida do jogador. E dar uma sinuca de bico é pior ainda, pois, além de complicar a vida do jogador, faz o jogador pensar várias vezes por segundo como sair daquela situação imposta pela sinuca de bico dada. Pois bem, e sabe quem deu uma sinuca de bico no governador João Azevêdo? Nada mais, nada menos que o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP).

Vamos aos fatos. Todos sabem que Aguinaldinho, com aquela aparência de menino dengoso, é um exímio articulista e possuidor de um “faro” político incomparável. Como deputado, é bem entrosado em Brasília, presta grandes serviços aos seus apoiadores e municípios em que é votado, é correto com seus correligionários e tem muito dinheiro para gastar em campanhas políticas. Na verdade, Aguinaldinho é uma fera na atividade político-partidária e um político de sorte! Não é à toa que sempre esteve no poder ou perto dele, nunca perdeu uma eleição e que na última campanha estadual, conseguiu eleger sua irmã Daniella, senadora da república.

Filho do grande guerreiro, Enivaldo Ribeiro, o guitarrista e cantor gospel, atraiu Cícero Lucena para o PP e ao lado do governador João, conseguiram eleger o “Cabloquinho de Jatobá”, prefeito de João Pessoa, numa eleição bastante disputada. Então, Cícero, em tese, deve sua eleição aos dois. E como Cícero sempre foi correto com seus aliados, já disse que apoia João, para governador e Aguinaldo, para senador. E é exatamente aí, onde está o nó da questão e a sinuca de bico dada por Aguinaldo no governador João.

O governador, apesar de não dizer publicamente, prefere Efraim Filho (DEM), para compor sua chapa na condição de candidato a senador. Ocorre que Aguinaldo, fez as somas e entrou no páreo para senador e quer a vaga de Efraim Filho na chapa de João Azevêdo. O problema é que só existe uma vaga. E agora? O governador João Azevêdo (CIDADANIA), sabe que não pode perder o apoio de Cícero, que é do PP de Aguinaldo. Por isso, João, já começa a trabalhar nos bastidores fortemente para tirar Cícero do PP. Pois, se Aguinaldo for rifado para o Senado na chapa de João, indubitavelmente, lançará sua irmã, a senadora Daniella Ribeiro (PP), para governadora.

Assim sendo, Cícero ficando no PP, terá a obrigação moral e partidária de votar em Daniella que também é do PP e com isso, o prefeito tem como justificar a sua posição perante o governador João e os eleitores. É por isso, que o governador quer tirar Cícero do PP de todo jeito e o convencer a se filiar ao CIDADANIA ou a algum outro partido da sua base aliada para não correr o risco de perder o apoio de Cícero Lucena no próximo ano. Além disso, o governador sabe que Aguinaldinho, atualmente é aliado dos seus principais adversários em Campina Grande ( Romero e os Cunha Lima ). Eis a questão!

Então minha gente, quando coloca seu nome como pré-candidato ao Senado, Aguinaldo Ribeiro (PP), dar uma jogada de mestre ( sinuca de bico ) e forçará o governador João a engolir sua pré-candidatura ao Senado de goela a baixo. Assim sendo, João, terá que rifar Efraim Filho (DEM) na sua chapa, para não perder o apoio de Cícero e até correr o risco de também perder a sua reeleição para governador, se por ventura for candidato. Digo isso, pois, algo me diz, que João ficará no governo até o fim e lançará ALGUÉM para governador ( depois vou escrever um artigo dizendo que será esse ALGUÉM ). Realmente, Aguinaldinho, que é um “gênio” no jogo político, deu uma sinuca de bico no governador!

Tem outro fato, pois, existe uma forte probabilidade do presidente Jair Bolsonaro ( sem partido ), se filiar ao PP, partido o qual já foi filiado durante 11 anos (2005 a 2016) e coincidência ou não, 11 é o número do PP. Acontecendo isso, Aguinaldinho, será o homem forte de Bolsonaro na Paraíba e poderá inclusive, ser candidato a governador, com um vice de João Pessoa (que deverá ser oriundo do bolsonarismo) e compor sua chapa com o jovem Bruno Roberto (PL), para o Senado. Na verdade, o PP deverá ser o grande “calo” para o governador João em 2022, pois, tanto Aguinaldo, quanto Daniella, poderão disputar o governo do estado. Não brinquem com os filhos de Enivaldo!!!

Finalmente, é bom lembrar que a nível nacional a campanha presidencial vai polarizar entre LULA X BOLSONARO, por isso, creio que não haverá espaço para uma 3ª via, pois, são dois líderes de massa. Aqui na Paraíba, Ricardo Coutinho ( futuro PT) e Luciano Cartaxo (PV) é quem comandará o palanque de LULA no estado, então, ou o governador João abraça Ricardo novamente numa espécie de “grande arrependimento”, ou estará fora dessa conjuntura. Do outro lado, teremos BOLSONARO, aliado com o PP, os Cunha Lima, etc… Aqui o governador, também não terá espaço.

Então, o governador poderá ficar fora dos palanques de LULA e BOLSONARO em 2022, assim sendo, se nenhuma “tempestade” o atingir até lá, João, ficará no governo até o final de seu mandato e lançará um candidato a governador ( e eu já sei quem é ), fazendo surgir uma 3ª via na Paraíba. Caberá aos conselheiros de ouro do governador (Nonato e Guerra), ajudar João a conseguir sair dessa sinuca de bico imposta pelo deputado Aguinaldo Ribeiro. Eu tenho uma solução para o governador resolver esse imbróglio rapidinho, mas um deputado me disse que João, só escuta duas pessoas no seu governo, então, vou deixar esse quebra-cabeça para Nonato Bandeira e Ronaldo Guerra. Vamos aguardar o desenrolar dessa novela, aliás, dessa sinuca de bico… Haja coração!

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba