opinião

GALDINIANAS: João fica ou sai do governo em 2026? – Por Rui Galdino 

FOTOS: REPRODUÇÃO DA INTERNET

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Como já disse várias vezes, aqui na Paraíba se termina uma eleição e já se começa a outra minutos depois do resultado da eleição anterior, ou seja, aqui se faz política todos os dias e o ano todo. Estamos no início do 2º governo de João Azevedo ( 2023 a 2026 ), que desta vez, foi eleito com luz própria e de maneira independente, onde o próprio João, foi o líder e comandante principal de todas as alianças político-partidárias e da própria campanha eleitoral em 2022.

Agora, João é João, e tem tudo para fazer uma gestão bem melhor e mais eficiente do que a anterior ( 2019 a 2022 ), com mais obras, ações e parceria com o governo federal. Além disso, João foi eleito recentemente, presidente do importantíssimo Consórcio dos Governadores da Região Nordeste, e isso, o torna mais forte perante as reinvindicações junto ao governo do presidente Lula, que também foi seu aliado de primeira hora.

Então, a Paraíba e o governador João Azevedo, estão vivendo um bom momento político e tem tudo para dar certo nos próximos quatro anos. Ocorre, que já existe um “zum zum zum” nos bastidores da política paraibana, dizendo que João, vai ficar no governo até o final da sua 2ª gestão, ou seja, até 31 de dezembro de 2026. A explicação para quem defende essa tese do provável FICO DE JOÃO em 2026, é que o governador já estaria satisfeito com a sua carreira política e que a encerraria de uma vez por todas como governador.

Será que isso vai acontecer mesmo? Será que João, vai deixar o cavalo passar selado e perder a chance de se eleger senador da república em 2026, onde duas vagas para o Senado estarão sendo disputadas e ele é franco favorito para uma das duas vagas no Senado Federal? Huuummm, com todo respeito aos que defendem a tese do FICO DE JOÃO, o galdinista prevê que João, NÃO VAI FICAR ATÉ O FINAL DO SEU MANDATO em 2026. Com isso, João, deverá se desincompatibilizar no tempo certo e passar o governo em definitivo para o jovem e dinâmico Lucas Ribeiro.

Assim sendo, Lucas, terá o direito natural da sua reeleição ao governo do estado e deverá apoiar João, para uma das duas vagas de senador. A outra vaga de senador deverá ser disputada pelo jovem e aguerrido deputado federal, Hugo Motta. Então, se João sair, deveremos ter a seguinte chapa em 2026: Lucas Ribeiro ( para governador ), João Azevedo e Hugo Motta ( para senadores ). Com isso, do ponto de vista geográfico, estarão contemplados nessa provável futura chapa, a cidade de Campina Grande ( com Lucas ), a capital do estado ( com João ) e o sertão paraibano ( com Hugo ).

Porém, se a tese do FICO DE JOÃO prevalecer, mudará tudo, pois, o grupo RIBEIRO, perderá a chance de governar o estado, Campina perderá a grande oportunidade de ter um governador da terra e João perderá a chance de ser senador da república. É por isso, que o galdinista prevê que essa tese do FICO DE JOÃO, não tem sentido e não vai prosperar, pois, João, tem tudo para viver nos próximos quatro anos, uma excelente fase política e de gestão. No entanto, se a tese do FICO prevalecer, João, deverá apoiar Cícero Lucena para o governo do estado em 2026, caso Cícero, se reeleja prefeito da capital em 2024. Lembrando aos navegantes da política paraibana, que antes de 2026, teremos 2024, ano de eleições municipais que irão direcionar as eleições estaduais de 2026. Haja coração!!!

Fonte: polêmica paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba