opinião

GALDINIANA: Rinaldo Mouzalas, o nome certo para a OAB/PB – Por Rui Galdino

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Após as eleições municipais deste ano, onde todo o Brasil vai eleger vereadores, prefeitos e vice-prefeitos para os próximos quatro anos, teremos aqui na Paraíba uma outra eleição que vai agitar bastante os meios jurídicos de nosso estado. Me refiro a eleição da OAB/PB, que acontecerá na 2ª quinzena de novembro de 2024 e que deverá reeleger seu atual presidente ou eleger um novo presidente. Até o momento existem quatro pré-candidatos: Harrison Targino, atual presidente e que vai tentar a sua reeleição; Paulo Maia, ex-presidente por duas vezes e que vai tentar voltar ao comando da ORDEM; Maria Cristina Santiago(KIL), que já foi candidata oposicionista e vai concorrer novamente e Patrícia Azevedo, que será candidata pela primeira vez defendendo a diminuição das anuidades pela metade.

Os advogados Harrison e Paulo que eram carne e unha, hoje estão rompidos de ferro a fogo e só Deus e eles sabem os motivos! O fato é que Paulo Maia quando saiu da presidência da ORDEM, apoiou Harrison Targino e o elegeu. Claro que Harrison tem seus méritos, porém, só foi eleito por causa do apoio de Paulo, que na época estava bem na fita e com o poder da ORDEM nas mãos. Agora, Paulo está rompido com Harrison e quer destroná-lo da OAB/PB, por isso, será candidato mais uma vez. Será que Paulo ainda tem essa força toda? É a velha história do jogo do poder! Kil, que pretende ser candidata novamente, dizem que tem uma filha casada com o filho de Paulo e por causa desse vínculo familiar, ambos estarão juntos e misturados na eleição da ORDEM. Kil, inclusive já disse que terá o apoio de Paulo, mas Paulo negou. Pense num moído! Veja que misturada grande, ou seja, todos juntos e misturados pelo poder da OAB. Enquanto isso, a classe advocatícia por todo o estado continua à deriva, distante da ORDEM e sem perspectiva de um futuro melhor para a categoria.

O pior de tudo isso, é que se comenta nos bastidores da ORDEM, que a política partidária tomou conta da política da OAB/PB. Já pensou? Então, chega de politicagem partidária e laços familiares dentro da OAB/PB. Na verdade, a ORDEM precisa de profundas mudanças e se aproximar mais dos advogados, principalmente, daqueles que mais precisam do apoio e da presença da ORDEM, valorizando e prestigiando mais a categoria como um todo e trazendo para seu comando advogados verdadeiramente comprometidos com a gestão e a política interna da própria ORDEM. Hoje, infelizmente, temos uma OAB pálida, sem brilhantismo, com pouca importância perante os poderes constituídos e sem a bravura e participação de outrora nos grandes debates estaduais e nacionais.

O fato é que a OAB/PB precisa de SANGUE NOVO, com um comando desvinculado da política partidária e também de laços familiares, com atuação profissional independente voltada único e exclusivamente para os verdadeiros interesses da classe advocatícia de todo o estado. Precisamos de uma ORDEM forte, brava, competente e repito: independente e sem vinculações externas. Com todo respeito aos atuais pré-candidatos, o galdinista defende a RENOVAÇÃO e o FIM DA REELEIÇÃO, para evitar continuísmo e casuísmos durante os pleitos. Experimentar um novo estilo de gestão é sempre bom, por isso, vejo no advogado RINALDO MOZALAS, o nome certo para gerir a nossa ORDEM, pois, trata-se de uma das mentes brilhantes do direito paraibano e brasileiro.

Sócio do Escritório MOUZALAS & AZEVEDO, Rinaldo formou-se em direito pela UFPB, é mestre pela Universidade Católica de Pernambuco e doutor pela Universidade Federal da Paraíba. Além disso, Rinaldo é professor da UFPB e autor de diversos livros jurídicos voltados ao processo civil e à advocacia. Participou ativamente da comissão que elaborou o Código de Processo Civil de 2015, que trouxe vários benefícios aos advogados, dentre os quais as férias da advocacia, honorários sucumbenciais mínimos e prazos em dias úteis. Recentemente, Rinaldo Mouzalas abraçou a luta para garantir o repasse de pagamento de precatórios em todo o estado da Paraíba. Mesmo sem nenhuma vinculação político-partidária, seus méritos foram reconhecidos pela Assembleia Legislativa da Paraíba e pela Câmara Municipal de João Pessoa, que lhe concederam as maiores comendas das respectivas Casas Legislativas.

Rinaldo Mouzalas é um advogado militante, respeitado e bastante admirado nos meios acadêmico e forense. É defensor de uma OAB mais proativa, voltada para os verdadeiros interesses da classe. Defende total aproximação dos advogados para com a ORDEM, bem como, anuidades compatíveis com as condições dos advogados e custas judiciais mais baixas na Paraíba. Para Rinaldo, o tripé Juiz/Promotor/Advogado, cada um no seu quadrado, deve agir em igualdade de condições para que possamos ter uma justiça mais célere, equilibrada, eficiente e mais justa para os jurisdicionados. Enfim, que a advocacia paraibana possa refletir melhor e evitar continuísmos e politicagem na ORDEM. Por isso, com todo respeito aos demais pré-candidatos, o galdinista entende que o nome de RINALDO MOUZALAS é o mais indicado para gerir a OAB/PB nos próximos anos, trazendo a ORDEM para o campo dos grandes debates e de volta para os advogados. VIVA A OAB/PB. Até a próxima GALDINIANA. Haja coração!

Fonte: Rui Galdino
Créditos: Rui Galdino