Opinião

GALDINIANA: O foguete e os copilotos apontam que tem boi na linha para 2026! – Por Rui Galdino

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Quando digo que o ano político de 2026 já começou, é por que já começou mesmo! Na última segunda-feira, 15 de janeiro, o senador Efraim Filho(UB), pré-candidato a governador do estado pelas OPOSIÇÕES, disse abertamente em programa radiofônico na Correio FM, que já tem os dois senadores para sua chapa em 2026, são eles: o senador Veneziano Vital do Rêgo(MDB), que vai disputar a reeleição e pasmem, o deputado federal Hugo Motta(REPUBLICANOS). Já pensou!.

Arte: Marcelo Jr

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Quando digo que o ano político de 2026 já começou, é por que já começou mesmo! Na última segunda-feira, 15 de janeiro, o senador Efraim Filho(UB), pré-candidato a governador do estado pelas OPOSIÇÕES, disse abertamente em programa radiofônico na Correio FM, que já tem os dois senadores para sua chapa em 2026, são eles: o senador Veneziano Vital do Rêgo(MDB), que vai disputar a reeleição e pasmem, o deputado federal Hugo Motta(REPUBLICANOS). Já pensou!.

Com relação a Veneziano tudo bem, pois, o mesmo já faz parte das oposições e age como opositor. No entanto, com relação ao deputado federal Hugo Motta, a fala de Efraim chamou a atenção, pois, Hugo faz parte do arco de aliança do governador João Azevedo.

O senador Efraim Filho, não é homem de jogar palavras ao vento e se ele disse isso é por que tem boi na linha e o boi é grande! Sabemos da amizade que une Efraim e Hugo, realmente, são muito amigos e parceiros. A questão é que o deputado Hugo Motta faz parte do bloco de aliados que apoia o governador João Azevedo, ou não é bem assim? Quer dizer que Hugo é aliado do governador e vai ser candidato a senador na chapa oposicionista em 2026? É isso mesmo? Sinceramente tem algo errado nesse bloco de sustentação política do governador João Azevedo.

A Bíblia diz que a força de Sansão estava nos cabelos e o final da história todos sabem, então, aonde está a força de João? Quem é seu grupo político independente da caneta? Por que Hugo silenciou com as declarações de Efraim? Será que João vai permitir a antecipação do seu final de governo já em 2024?

É bom lembrar que em 2026 o 2º governo de João estará findando, sem direito a reeleição e com isso, João vai sentir na pele o que significa na prática ser final de governo. O galdinista já passou por isso ao lado dos saudosos governadores Wilson Braga, Tarcísio Burity e Zé Maranhão e confessa que a experiência não é muito boa. É preciso muita lealdade, correção, coragem e gratidão para segurar a barra! Realmente, não é para qualquer um e João vai passar por isso em breve. Soube que já tem prefeitos e deputados governistas bastante insatisfeitos esperando apenas 2026 chegar. Não é à toa que o deputado estadual Adriano Galdino, aliado de 1ª hora do governador tem razão quando diz que se João sair do governo para disputar um mandato de senador em 2026 vai ser traído por muita gente. Hummmm!!!

Se no início de 2024 já está havendo muito antecipadamente previsão de chapa da oposição com a presença de aliados atuais do governo, imagine em 2026, último ano do governo de João Azevedo?  É por isso, que Efraim já prevendo o que vem por aí, disse de maneira bastante antecipada que Hugo Motta vai ser candidato a senador na sua chapa, assim sendo, a chapa da oposição para 2026 já tem em tese a seguinte formação: Efraim Filho(governador); Veneziano Vital e Hugo Motta(senadores). Falta apenas o vice-governador que deverá vir da capital paraibana. Será isso mesmo?

Sabemos da importância e da força político-eleitoral que tem o partido REPUBLICANOS, que além do deputado federal Hugo Motta, cotado para ser candidato a senador nas chapas governista e oposicionista, tem também o deputado estadual Adriano Galdino, que é presidente da Assembleia Legislativa e que também é forte candidato a governador do estado em 2026. Essa de dizer que Adriano poderá ir para o TCE e abandonar a carreira política não combina com seu estilo aguerrido e aglutinador da liderança que o mesmo representa em nosso estado.

Respeito às opiniões em contrário, porém, vejo atualmente Adriano Galdino como uma forte liderança política em nosso estado. Então, pelo andar da carruagem, a tendência é o governador João apoiar Adriano para governador em 2026, caso contrário, deverá perder o apoio do REPUBLICANOS. Além disso, Adriano sabe que seu momento de ser eleito governador da Paraíba é em 2026 e que o cavalo só passa selado uma vez. Ninguém tem coragem de dizer, mais o galdinista tem e prevê que João ficará no governo até o final de seu mandato e apoiará Adriano Galdino para governador.

Eu já disse e repito, se João SAIR do governo o REPUBLICANOS vão de mala e cuia para as oposições e o senador Efraim já antecipou que o jovem deputado Hugo Motta(REPUBLICANOS) fará parte da sua chapa como candidato a senador. Precisa dizer mais alguma coisa? O fato é que para onde for o REPUBLICANOS decidirá a eleição em 2026, assim como aconteceu em 2022 elegendo o governador João e o senador Efraim. Lembram? Por isso que o senador Efraim Filho ligou as turbinas do foguete rumo a 2026 e já anunciou Vené e Hugo como copilotos nessa viagem. Vamos acompanhar o desenrolar dos fatos no tempo e no espaço. Até a próxima GALDINIANA. Haja coração!

Fonte: Rui Galdino
Créditos: Polêmica Paraíba