OPINIÃO

GALDINIANA: A famosa reunião do dia 4 – Por Rui Galdino

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. A política na Paraíba está ficando cada vez mais interessante e o muído nos bastidores tem sido GRANDE! Mas o que finalmente está acontecendo? Vejam bem. Faz tempo que o deputado Adriano Galdino alerta ao governador João Azevedo para que o mesmo tenha um partido que se diga SEU. E João tem dado ouvidos de mercador sobre esse assunto achando que tudo está indo bem e conforme o planejado. Esse é o 1º muído que poderá ter um desfecho surpreendente no tempo certo e com isso, saberemos se o governador vai ou não se arrepender de não ter ouvido o deputado Adriano.

Outro fato é que todos governistas dizem e tem repetido que na chapa majoritária para 2026, só caberá 1 candidato por partido aliado. Eis o 2º muído, pois, no Partido Progressista – PP, existem 3 nomes importantes que sonham por uma vaga na chapa majoritária, são eles: Lucas Ribeiro, Cícero Lucena e Aguinaldo Ribeiro. No partido REPUBLICANOS existem 2 fortes nomes que vão lutar por uma vaga na chapa majoritária, são eles: Adriano Galdino e Hugo Motta. E no partido do governador, o PSB, existem 2 nomes decisivos, onde um deles fará parte da chapa majoritária, são eles: o próprio governador João e o secretário Deusdete Queiroga. Sem falar no PSD, que tem a senadora Daniella Ribeiro, com direito natural à reeleição em 2026.

Então, qual vai ser a engenharia política para acalentar e contemplar essa gente toda na chapa majoritária governista em 2026? Uma coisa é certa, quem ficar fora da chapa majoritária mudará de lado rapidinho e vai somar com a oposição. Algo não estar cheirando bem nessa história toda, pois, até bem pouco tempo TODAS essas lideranças acima citadas, diziam abertamente que 2024 só seria discutido em 2024 e que 2026 só em 2026! E de repente, mais que de repente acontece a FAMOSA REUNIÃO DO DIA 4 DE OUTUBRO DE 2023. Reunião essa, convocada às pressas para a Granja Santana, na noite de quarta-feira, dia 04 de outubro, com a finalidade de discutirem exatamente as eleições de 2026, passando por cima de 2024? Tudo muito estranho, sem a menor cautela e bastante precipitada. Sinceramente, não sei de onde partiu a ideia dessa reunião estapafúrdia, coisa de amador ou de alguém que tem outras intenções.

Na famosa reunião do dia 4, estavam presente João Azevedo(PSB), Adriano Galdino e Hugo Motta(REPUBLICANOS), Aguinaldo e Lucas Ribeiro(PP), alguns secretários e outros deputados. Mas faltaram à reunião Gervásio Maia(PSB), Cícero Lucena(PP) e Daniella Ribeiro(PSD). Claro que a senadora Daniella estava bem representada, mas por que Gervásio e Cícero faltaram? O mais interessante em tudo isso, é que dessa famosa reunião saiu até a confecção de uma chapa governista para 2026: Lucas Ribeiro(PP) para governador; João Azevedo(PSB) para senador e Hugo Motta(REPUBLICANOS) para senador. Será que vai ser isso mesmo minha gente? Hummm, tem muito tempo pela frente e muita água ainda vai rolar! Inclusive essa chapa o galdinista cantou a pedra em fevereiro desse ano, no entanto, de lá para cá muita coisa já mudou e creio que a chapa deverá ser outra. Na verdade essa bendita reunião do dia 4 mais atrapalhou do que ajudou, uma vez que a chapa pré lançada na ocasião, além de não ter empolgado a torcida, deverá provocar muitas fissuras e perdas daqui pra frente. Cuidado João, pois esse tipo de reunião em nada ajuda e só atrapalha!

E aí vem o 3º muído: como vai se comportar o prefeito Cícero Lucena(PP), caso seja reeleito em 2024? Cícero vai ficar fora do chapão governista para 2026? Hummm! E vem também o 4º muído muito delicado: o deputado estadual Adriano Galdino(REPUBLICANOS), vai também ficar fora do chapão governista para 2026? Hummm! E um 5º muído que deverá explodir no momento certo: a senadora Daniella Ribeiro(PSD), vai abrir mão da sua reeleição a troco de que? Hummm! Calma gente, muita calma, mas essa reunião do dia 4 me pareceu muito precipitada e sem sentido algum, pois, 2026 dependerá e muito de 2024 e daqui pra lá muitas águas vão rolar. Com todo respeito aos que pensam diferente do galdinista, se essa reunião tinha um caráter estratégico, entendo que não deveria ser divulgada.

O bom mesmo dessa reunião deve ter sido as conversas paralelas, os bons vinhos, aperitivos e petiscos que foram servidos. O restante ficou no ar, na linha do tempo e com mais desconfiança ainda entre os presentes à reunião. Imagino como deve ter sido o olhar, olho no olho e o semblante entre eles! João, João, João, muito cuidado João, o galdinista já fez parte de quatro governos (Wilson Braga, Tarcísio Burity, José Maranhão e Ricardo Coutinho) e sabe o que acontece no final de cada mandato. É ruim demais João, principalmente quando a tinta da caneta começa a secar, aí bate uma tristeza enorme e quando a tinta se acaba é um verdadeiro “Deus nos acuda”. Assim sendo, a maioria dos compromissos acertados anteriormente vão para o ar. É preciso ter muito tutano para segurar a parada fora do poder, principalmente, nos tempos de hoje. Infelizmente, nos tempos de hoje os compromissos assumidos e as palavras dadas tem sido um grande risco n´água!

Caro governador repito, eu já vi esse filme por três vezes de camarote bem pertinho e uma vez na arquibancada um pouco distante. Já vi inclusive, se mudar ATAS e candidaturas depois das convenções e gente ficar chupando o dedo! Então João, esse tipo de reunião como foi a do dia 4, não é aconselhado a se fazer com tanta antecedência, pois, o galdinista ficou sabendo que teve gente “graúda” que estava caladinho na reunião e não gostou e outros “graúdos” que não estavam presentes e que também não gostaram. Cuidado João, vamos devagar com o andor, pois o santo é de barro! Eu sei João, que estais fazendo um bom governo e trabalhando cada vez mais pela Paraíba, no entanto, do ponto de vista político, é necessário ter muita cautela e cuidar primeiro das eleições municipais de 2024 enquanto é tempo e deixar 2026 para meados de 2025 em diante… Com relação à formação de chapas, sugiro deixar para o galdinista nas suas GALDINIANAS. Até a próxima GALDINIANA direto do Rancho Galdiniano em Bananeiras-PB. Haja coração!

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba