opinião

“Desafios Paraíba” na reportagem de Laerte Cerqueira - Por Mário Tourinho

Em um tempo de campanha eleitoral como o que estamos vivendo, o objetivo primeiro deste texto, claro, é o de chamar a atenção dos mais de 700 candidatos aos 36 cargos de Deputado Estadual, 12 de Deputado Federal, 1 de Senador e principalmente ao de Governador da Paraíba sobre as reportagens que a TV Cabo Branco exibiu de 5 a 8 de setembro corrente, em seus telejornais, titulando-as como “Desafios Paraíba”, tendo como repórter o jornalista Laerte Cerqueira.

Em um tempo de campanha eleitoral como o que estamos vivendo, o objetivo primeiro deste texto, claro, é o de chamar a atenção dos mais de 700 candidatos aos 36 cargos de Deputado Estadual, 12 de Deputado Federal, 1 de Senador e principalmente ao de  Governador da Paraíba sobre as reportagens que a TV Cabo Branco exibiu de 5 a 8 de setembro corrente, em seus telejornais, titulando-as como “Desafios Paraíba”, tendo como repórter o jornalista Laerte Cerqueira.

Os candidatos que não tiveram oportunidade de assistir tais reportagens, e não só os que concorrem ao cargo de Governador, busquem referidas reportagens na internet para delas se inteirarem e observarem quantos subsídios estão ali expostos e que podem ser utilizados para uma ação parlamentar e especialmente governamental muito favorecedora, mesmo, ao desenvolvimento do Estado!

Alcançado esse objetivo de chamar a atenção dos candidatos aos cargos eletivos já mencionados, não podemos deixar de, neste mesmo espaço, também registrar a “maestria” do jornalista Laerte Cerqueira como o repórter condutor das reportagens aqui referidas, tão bem conduzidas que nos fizeram lembrar os tempos do Prêmio AETC-JP de Jornalismo, particularmente sua edição de 2006, em que ele – Laerte Cerqueira -, então atuando na TV Correio, foi classificado em 1º lugar na categoria “Telejornalismo” com a reportagem “Riquezas de Areia”, através da qual mostrava as potencialidades econômicas e culturais da cidade brejeira em que nasceu o imortal José Américo de Almeida.

Naquele mesmo evento de reconhecimento e premiação, e igualmente na categoria “Telejornalismo”, a reportagem classificada em 2º lugar, exibida pela TV Cabo Branco, teve a assinatura, como repórter, da jornalista Ivani Leitão, reportagem titulada de “Erosão ameaça a barreira do Cabo Branco”. Atentemos: reportagem no ano 2006! Passados, pois, 16 anos, se a TV Cabo  Branco fizer, hoje, sua re-exibição, essa reportagem mostrar-se-á atualíssima, vez que o problema, então denunciado, hoje ainda persiste!

Registrados os devidos elogios aos jornalista condutores de reportagens tão marcantes, é preciso reconhecer que tais matérias, para serem exibidas e alcançarem o resultado desejado, contam com o envolvimento de uma equipe igualmente competente. Por exemplo, nestas reportagens recentes sobre “Desafios Paraíba”, são realmente excelentes as imagens de responsabilidade de Beto Silva, que não só ilustram as matérias… fazem-nas mais atrativas!

Fonte: Mário Tourinho
Créditos: Polêmica Paraíba