DÉSPOTA

“Cortem-lhe a cabeça”! – No Reino de Copas da vida real, uma “Rainha” voraz e sem favoritos! - Por Francisco Airton

No maravilhoso mundo de Alice o perigo caminha pari passu com o colorido e a magia! E esse perigo, a propósito, depende muito do humor de sua majestade, a Rainha de Copas! Nesse mundo maravilhoso os súditos caminham pisando em ovos, na corda bamba, numa torturante tensão. No reino de sua majestade, qualquer pensamento ou atitude destoante pode significar degola! Enquanto que por lá – no Reino de Copas – é tudo fantasia, por aqui tudo nos parece muito real e a nossa “rainha” faz questão de demonstrar que pode e manda em tudo e, pensou fora do seu quadrado (fazer pedidos ‘não republicanos’) pode significar demissão sumária!

Logo que assumiu a presidência da república, a nossa versão, mais assustadora, da rainha em questão, após cometer uma gafe, uma truculência e um erro atrás do outro, resolveu subir o tom e, agora, tenta corrigir os seus despreparos com a imposição marcial. Resolveu que é ela quem manda e quem pode tudo! Para garantir a posição ninguém mais poderá manter-se acima dos seus joelhos (os dele, é claro)! De chicote em punho e humor ácido e desproporcional ao cargo que ocupa, “Sua Majestade”, volta e meia, grita aos quatro ventos ao primeiro súdito que pise em falso: “cortem-lhe a cabeça”!

A falta de postura, digna de um presidente de uma nação tão grande como o Brasil, é tanta, que, Bolsonaro não consegue discutir problemas internos ou tomar decisões sem que o mundo tome conhecimento do que pretende fazer ou do castigo que irá impor ao primeiro infeliz que lhe possa ter caído em desgraça, ou, por ventura, possa “ter cortado a onda do imperador”! Carlos da Costa, braço direito de Paulo Guedes, é acusado pelo presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Luiz Augusto de Souza Ferreira, de ter feito alguns pedidos ‘não republicanos’ (aqueles a que me referia no início desse nosso comentário)! Resultado: ‘Um dos dois perderá a cabeça’, ameaçou Bolsonaro!

Após haver descoberto poderes “ilimitados” no seu pomar, o Capitão deixa claro que ninguém mais estará a salvo de degolas! Escreveu, não leu… e segue no papel que melhor acha de interpretar, o de “Senhor de tudo”, sentado e mandando dar! A verdade é que o Reino de Copas da vida real torna-se, a cada dia, um lugar mais sóbrio e de medo! Quem trabalha, ou apenas faz figuração, sente que a qualquer momento pode ficar acéfalo! Fico imaginando, aqui com os meus botões como deverá estar se sentindo o ex-juiz e até então super ministro, Sérgio Moro, ao ser exposto aos constrangimentos, algo comum ao novo governante? E o super ministro, Paulo Guedes? E quanto aos militares – tão bem contemplados com cargos estratégicos e importantíssimos, tão bem representados na figura do vice-presidente, Cel. Mourão?

O povo assiste a todas essas mudanças, de queixo caído! Para Bolsonaro, todos os seus assessores de primeiro escalão estão no mesmo nível (com exceção do vice) e já ficou claro que a palavra final é a dele (do chefe)!

Para o Capitão nada é impossível e quanto a legislação… quem se importa? E a Constituição? Essa é um mero detalhe! Em sua concepção de crente, é: “tudo posso naquele que me fortalece”, (o mandato, é claro)! Um governo de desastres! Sem muito esforço, está conseguindo acabar com leis que demoraram muito para serem conquistadas, direitos trabalhistas, CLT, Cultura, leis de incentivo a arte, cinema nacional, ameaças a jornalistas e a imprensa, como um todo e, no Reino de Copas da vida real, a rainha sabe que pode tudo! Mais do que nunca um slogan de campanha jamais pegou também como o seu: “O Brasil acima de tudo e “ele” acima de todos”!

Anunciou nomear o filho Eduardo como embaixador nos EUA e, ao sentir a reação contrária de que não seria possível por se tratar de nepotismo, discordou da lei e bateu o pé afirmando que nomeará o “garoto” como embaixador, mesmo chovendo canivete! Acabou recuando e quando menos se esperou, retomou a manobra e disse que irá nomear o Eduardo para representar o Brasil sob as bênçãos de Traump! Que lei que nada! Nesse curral, quem manda sou eu!

De acordo com O Globo, desta terça-feira, (03), “o presidente Jair Bolsonaro (PSL) trabalha para anunciar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) como embaixador do Brasil nos Estados Unidos na primeira semana de outubro. A ideia é enviar o nome de Eduardo ao Senado dias antes de viajar para a Assembleia Geral da ONU, que será aberta por ele em 24 de setembro. Caso a indicação seja efetivada, Eduardo poderá acompanhar o pai na condição de embaixador indicado. Pelas contas do Palácio do Planalto, entre a sabatina na Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, a conquista do apoio necessário e apreciação do plenário, o processo levará aproximadamente 15 dias”.

Mas nem tudo pode ser desgraça no “castelo dos horrores”. Os ventos começam a soprar contrários e segundo novos levantamentos realizados nos últimos 7 dias, constata-se que Bolsonaro está realmente em queda na aprovação diante da opinião pública. A sua rejeição disparou em quatro pesquisas diferentes. No entanto, o Capitão, parece não se interessar muito por opinião de institutos e, como um exterminador, de motosserra em punho, segue a sua jornada de desmonte, derrubando a tudo e a todos que o seu caminho possam querer cruzar! Mas a reprovação é pessoal e subiu de 33% para 38% no Datafolha, enquanto na pesquisa CNT/MDA ela foi de 28,2% para 57%. Já a Vox Poppuli mostrou uma oscilação de 28% para 44% de pessoas dizendo “não gostar” do presidente. Na XP/Ipespe, a opinião negativa sobre Bolsonaro subiu de 26% para 33%!

Esses resultados, no entanto, demonstram que algo está mudando realmente. E mesmo que a nossa “Rainha de Copas” prefira fechar os olhos para o óbvio, os resultados das pesquisas aqui demonstrados nos asseguram que o país ainda pode ter esperanças! A Amazônia agoniza, as milícias imperam, o desmatamento e o assassinato dos nossos índios prosseguem impunemente, mas há uma luz no fim do túnel. O povo começa a sair da letargia e a dar sinais de que poderá reagir trazendo de volta a certeza de que a “liberdade” ainda poderá raiar!

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba