sobram candidatos e negociações e faltam projetos e propostas

CONVENÇÕES NA RETA FINAL: Pra onde vão o PT, PSC, PSD e PDT? - Por Rui Galdino

O pré-candidato a governador, Lucélio Cartaxo (PV), ao contrário do que imaginávamos, está se firmando e se fortalecendo cada vez mais no cenário político e não deverá ser substituído pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB). Aliás, Lucélio, é o único que já está com sua chapa majoritária completa e convenção marcada para o dia 05 de agosto, no clube Astréa.

Pra onde vão o PT, PSC, PSD e PDT?

Por Rui Galdino Filho

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Estamos na reta final para as convenções partidárias, bem como, o fechamento das últimas negociações entre os partidos políticos visando as eleições deste ano. Tudo terá que está resolvido em tese, até o dia 05 de agosto. Os burburinhos, especulações e inquietações com relação às principais coligações partidárias são grandes, principalmente, no que se refere às coligações proporcionais, para deputados estaduais e federais.

O pré-candidato a governador, Lucélio Cartaxo (PV), ao contrário do que imaginávamos, está se firmando e se fortalecendo cada vez mais no cenário político e não deverá ser substituído pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB). Aliás, Lucélio, é o único que já está com sua chapa majoritária completa e convenção marcada para o dia 05 de agosto, no clube Astréa.

O Partido Progressista (PP), da família Ribeiro, que até então, se pensava que iria marchar junto com o governo, agora, tomou outro rumo, outra direção e vai se compor com a oposição, indicando a deputada Daniela Ribeiro, para a segunda vaga ao Senado, com isso, a chapa já está completa: Lucélio Cartaxo (PV), para governador; Micheline Rodrigues (PSDB), para vice-governadora; Cássio Cunha Lima (PSDB) e Daniela Ribeiro (PP), para senadores.

Com isso, agora é preciso ficar atento e procurar observar para onde vão caminhar o PT, o PSC dos Gadelhas e o PDT dos Felicianos. A princípio, eu não vislumbro outro caminho para o PT, que não seja ao lado do governo, até por que, ninguém mais do que o governador Ricardo Coutinho (PSB), esteve e ainda está ao lado de Lula e Dilma, durante os momentos mais difíceis e conturbados dos últimos tempos. No entanto, dizem, que o PT, PDT e o PSC, estão namorando na surdina e com isso, poderão tomar outro rumo. Então, fica a indagação: Prá onde vai o PT paraibano? Vamos aguardar!

O PDT por sua vez, até agora tem uma pré-candidata a governadora, na pessoa da Dra. Lígia Feliciano, atual vice-governadora do estado. A Dra. Lígia, tem dito que é candidata pra valer e do governo. Ela diz, que não é candidata do governador, mas sim, do governo. Pode isso? É uma filosofia muito difícil de se entender, porém, é o que está acontecendo. O PDT, está esperando fechar um acordo com o PT e PSC. Se não conseguir, especula-se que poderá mudar de rumo e se compor com o PMDB de José Maranhão, indicando a Dra. Lígia, para uma das vagas ao senado. Então, também fica a indagação: Prá onde vai o PDT paraibano? Vamos aguardar!

O PSC dos Gadelhas, que estava namorando o PV dos Cartaxos, querendo a 2ª vaga para senador, agora, com a união do PP dos Ribeiro, ao PV, indicando a 2ª vaga para o senado, poderá mudar de rumo e correr para os braços do PMDB de Maranhão, garantindo com isso, uma das duas vagas ao senado, para o vice-prefeito Manoel Júnior. Porém, dizem nos bastidores, que o PSC, vai terminar ficando ao lado do PV e indicando o nome de Manoel Júnior, para a 1ª suplência de Daniela Ribeiro, ao senado. Será isso mesmo? Então, também fica a indagação: Prá onde vai o PSC paraibano? Vamos aguardar!

E o PSD, pra onde vai? Com a saída dos Cartaxos, a morte repentina do saudoso deputado federal Rômulo Gouveia e a desistência do senador Raimundo Lira, em disputar a sua reeleição, o PSD, ficou pequeno, porém, ainda está vivo. Acredito, que teremos novidades com relação ao PSD, pois, o senador Lira, poderá ser convocado para ser vice de João Azevedo ou até mesmo, 1º suplente de Cássio ou Daniela Ribeiro ao senado. Não estou dizendo que Lira vai aceitar, porém, convites nessa direção estão a caminho e tudo poderá acontecer, afinal, a política é muito dinâmica. No entanto, a preço de hoje, o PSD está com Lucélio Cartaxo.

Enquanto isso, o PSB do governador Ricardo, continua firme na sua caminhada com o pré-candidato a governador João Azevedo (PSB), que poderá ter como vice-governador, o ex-senador Efraim Morais (DEM) e para senadores, Veneziano Vital do Rego ( PSB ) e Wilson Santiago, o pai (PTB). Na chapa majoritária do governo, poderá acontecer inesperadas mudanças, inclusive, com novos nomes surpreendentes, no entanto, a preço de hoje, o quadro que se desenha é este.

O PMDB, já tem pré-candidatos a governador e vice, nas pessoas de José Maranhão (PMDB) e Bruno Roberto (PR). Está faltando fechar as vagas de senadores, porém, se especula que poderão ser Lígia Feliciano ( PDT ) e Manoel Júnior ( PSC ). Fala-se também no nome do ex-governador Roberto Paulino ( PMDB), que está correndo por fora e pronto para entrar em campo se for convocado. É aquilo que já falei em artigos anteriores, não brinquem com ZÉ, o “menino” de Araruna e filho do saudoso Beija, pois, ele, até sozinho, poderá surpreender!

Além de tudo isso, é preciso observar também, como vão ficar as composições políticas no cenário nacional, que poderá interferir no cenário estadual e mudar muita coisa até o dia 05 de agosto. Até lá, ainda vamos ver boi voar, jabuti subir em árvore e vaca desconhecer bezerro! E o eleitor, como está acompanhando e vendo tudo isso? Na verdade, sobram candidatos e negociações e faltam projetos e propostas. Bom, vamos aguardar o que as urnas vão dizer na apuração dos votos. Aja coração!!!

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: rui galdino