opinião

A ESSENCIALIDADE DA LOGÍSTICA: governo do estado da PB tem dado um show nesse particular - Por Rui Leitão

Em toda e qualquer crise que se enfrente é essencial a aplicação da logística como estratégia de gestão.

Em toda e qualquer crise que se enfrente é essencial a aplicação da logística como estratégia de gestão. Assim, se garante a formação de estoques e composição de recursos humanos que contribuam para o desenvolvimento eficaz de medidas que permitam enfrentar suas consequências. Tudo depende, incialmente, da capacidade de percepção do problema pelo administrador principal e a sua competência para saber tomar decisões no momento adequado. A partir daí, parte-se para promover a circulação e distribuição dos materiais demandados. O seu planejamento bem elaborado e cuidadosamente executado, oferece ganhos de eficiência nos resultados que se busca alcançar.

A logística assegura que o produto certo, chegue no lugar certo e na hora certa. Quando assim não funciona, o caos se instala, frustrando os esforços operacionais, porquanto carentes de organização. Não é um trabalho a ser realizado de forma isolada. Por isso o envolvimento de todas entidades públicas que integram a gestão pública. É necessário um compartilhamento de atividades, sob a coordenação de um gestor que entenda do assunto. Nas situações de emergência, torna-se, então, imprescindível que prepondere a serenidade institucional no desafio a ser encarado. A improvisação e o amadorismo comprometem a eficácia da operação.

O governo do estado da Paraíba tem dado um show nesse particular. A experiência de administração pública e a competência técnica do governador João Azevedo, têm sido de suma importância para a execução do programa de vacinação da população paraibana. Os cronogramas pré-estabelecidos vêm sendo cumpridos à risca, desde que não surpreendidos por percalços que fujam à competência do estado.

A equipe de profissionais da secretaria de saúde, comandada pelo doutor Geraldo Medeiros, com a colaboração dos demais órgãos do governo, tem assumido, com indiscutível responsabilidade, a política estadual de imunização, monitorando, supervisionando e avaliando todos os procedimentos sanitários que se fazem necessários nessa operação. A logística funcionando com absoluta correção.

Há a compreensão de que a efetividade da vacina interrompa a circulação do vírus, prevenindo a sua transmissibilidade. Como também se percebe o entendimento de que se faz importante uma campanha que objetive conscientizar a população do quanto é fundamental aderir ao processo de imunização. Reagir veementemente às manifestações irresponsáveis dos negacionistas que insistem em desconsiderar a relevância da vacina no combate ao covid-19.

O governo da Paraíba está dando aulas de logística a algumas autoridades que se afirmavam com conhecimento técnico da matéria e que, na prática, vêm “batendo cabeças” na execução de ações administrativas no plano nacional de imunização. A estrutura estadual de logística montada em nosso estado tem correspondido à expectativa, para a tranquilidade dos paraibanos.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Rui Leitão