homenagem

90 ANOS: homenagem ao amigo, Wilson Braga - Por Rui Galdino 

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Tem pessoas que gostamos tanto, que imaginamos que elas nunca morrerão. Pois bem, falo do saudoso ex-governador Wilson Leite Braga, que se vivo estivesse, completaria hoje 90 anos de idade. Dr. Wilson, nasceu na cidade de Conceição-PB, no dia 18 de julho de 1931 e faleceu aos 89 anos, vítima do famigerado corona vírus, no dia 17 de maio de 2020, por volta das 23 horas de um domingo, na cidade de João Pessoa. Faleceu uma semana depois da morte de sua companheira e eterna esposa, a ex-deputada Lúcia Braga, que também morreu vítima do mesmo vírus, no dia 08 de maio de 2020.

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. Tem pessoas que gostamos tanto, que imaginamos que elas nunca morrerão. Pois bem, falo do saudoso ex-governador Wilson Leite Braga, que se vivo estivesse, completaria hoje 90 anos de idade. Dr. Wilson, nasceu na cidade de Conceição-PB, no dia 18 de julho de 1931 e faleceu aos 89 anos, vítima do famigerado corona vírus, no dia 17 de maio de 2020, por volta das 23 horas de um domingo, na cidade de João Pessoa. Faleceu uma semana depois da morte de sua companheira e eterna esposa, a ex-deputada Lúcia Braga, que também morreu vítima do mesmo vírus, no dia 08 de maio de 2020. Como ambos estavam internados em um hospital da capital paraibana em virtude do Covid-19, Wilson morreu sem saber da morte da sua esposa Lúcia. Já pensou? Quem diria que o casal Braga, que sempre gozaram de boa saúde, iriam ter esse mesmo destino e tão perto um do outro? É a vida minha gente!

Meus pais e minha família eram amigos de Wilson Braga, no entanto, conheci Dr. Wilson mais de perto em 1987, quando tinha 20 anos e convivi com o mesmo por cerca de 33 anos até a sua morte. Fui seu assessor, secretário e advogado partidário, amigo e também confidente algumas vezes. Como ele dizia: “sempre amigos”. Nunca o abandonei! Conheci e convivi com muita gente que foram bastante beneficiadas e ajudadas por Wilson Braga, mas que ao longo dos anos, infelizmente, o abandonaram politicamente e até pessoalmente. Nos anos finais de sua vida, poucos o visitavam, porém, alguns nunca o abandonaram. Não vou citar nomes daqueles que o abandonaram para não causar constrangimentos e nem vou citar nomes daqueles que nunca o abandonaram, para não me esquecer de alguém e cometer injustiça.

Wilson Braga, foi um grande líder na Paraíba. Um verdadeiro líder, que gostava do povo e tinha cheiro de povo. Até seus mais ferrenhos adversários políticos, o respeitava e o admirava. Era um sertanejo simples e valente, porém, tinha um coração imenso e bondoso e gostava de ajudar as pessoas. E na verdade, ajudou muita gente! A exemplo de centenas de sertanejos que vieram trabalhar e morar na capital ajudados por Wilson Braga e ainda hoje vivem por aqui. Dr. Wilson, tinha também seus defeitos e quem não tem? Mas suas qualidades e virtudes eram bem maiores. Foi injustiçado algumas vezes, traído politicamente outras, foi de esquerda e de direita, mas era um político de centro. Na verdade, Dr. Wilson era um homem bom e de muita fé em Deus. Era único! Partiu de repente e sem direito a honras militares na qualidade de ex-governador, e foi um dos maiores e melhores governadores do estado da Paraíba. Ainda hoje, não acredito que ele morreu…

Wilson Braga, foi o governador que matou a sede de seu povo com o Projeto Canaã, deu moradia e emprego a milhares de paraibanos e nunca esqueceu suas origens. Começou sua vida de líder morando e presidindo a antiga Casa do Estudante da Paraíba, na década de 1950 em João Pessoa. Em 1954, foi eleito deputado estadual, reeleito em 1958 e em 1962. No ano de 1966, elegeu-se deputado federal e foi reeleito por seis mandatos consecutivos. Em 1982, foi eleito governador da Paraíba, derrotando outro importante líder, também de saudosa memória, Antônio Mariz. Em 1988, foi eleito prefeito de João Pessoa. Em 1990, tentou voltar para o governo do estado, mas foi derrotado pelo grande líder também de saudosa memória, Ronaldo Cunha Lima. Em 1992, foi eleito vereador da capital e presidente da Câmara de Vereadores. Já no final de sua carreira política, em 2015, voltou a se eleger deputado estadual, seu último mandato político.

Na sua trajetória política, disputou o Senado três vezes, porém, nunca venceu. Ao longo dos últimos 33 anos, convivi com Dr. Wilson, presenciei muita coisa, muitos fatos e soube de outros. Tem história para escrever no mínimo três livros. Quem sabe um dia comece escrever… Lúcia Braga, que gostava de ler meus artigos, sempre me pedia para escrever sobre a trajetória de Wilson Braga e eu dizia, que só faria, se pudesse escrever tudo que vi e que sabia sem nada diminuir e nem acrescentar… E de repente, os dois morreram! Já no final de sua vida, Dr. Wilson se queixava de algumas tristezas e decepções, porém, dizia que não guardava mágoas de seu ninguém! Tinha saudade de pessoas que sempre foram próximas, mas que não o visitavam. Dizia também, ser grato por tudo que Deus lhe havia proporcionado na vida, porém, em tom de brincadeira, me dizia que Deus nunca quis que ele fosse Senador da República, aliás, único cargo elegível que Dr. Wilson não conseguiu galgar. Era um político e uma figura humana extraordinária!!!

Apesar dos moídos aqui e acolá, era muito bem casado com Dona Lúcia e a amava muito e vice-versa. Alguns dizem que ela atrapalhou muito a vida política do seu marido. Na verdade, dona Lúcia, tinha muito ciúmes de Dr. Wilson, e foi também uma líder popular, exerceu vários mandatos eletivos e era uma política de decisões e bastante coerente com seus posicionamentos. Wilson, era de CENTRO-DIREITA e Lúcia, era de CENTRO-ESQUERDA. Um dia posso até escrever um pouco da história política e particular do casal Braga. Está tudo na minha memória e nas minhas lembranças… Wilson e Lúcia, eram um casal muito unidos, pessoas boas e honestas, morrerem sem muito patrimônio e sem muito dinheiro, mas tiveram no auge com muito poder e prestígio na Paraíba e no Brasil. Vou parar de escrever, pois, o artigo está ficando longo e o teclado do meu computador já está encharcado de lágrimas com saudade de Dr. Wilson, que se hoje estivesse vivo, estaríamos comemorando juntos mais um aniversário, ou seja, os seus 90 anos de vida, dedicados à família, aos amigos e ao povo paraibano, mas a COVID-19 não permitiu. Viva o saudoso e eterno Wilson Braga!

Fonte: Rui Galdino
Créditos: Polêmica Paraíba