Opinião

2024 será o ano da volta do PT ao poder na capital? - Por Vitor Azevêdo

Faltando quase dois anos para a eleição, o PT já tem quatro prováveis postulantes para a disputa municipal. Os ex-Prefeitos Ricardo Coutinho e Luciano Cartaxo, a Deputada Estadual e candidata em 2016, Cida Ramos e o Vereador Marcos Henriques aparecem com chances de serem escolhidos por Lula para o pleito em João Pessoa.

Arte: Marcelo Jr

Faltando quase dois anos para a eleição, o PT já tem quatro prováveis postulantes para a disputa municipal. Os ex-Prefeitos Ricardo Coutinho e Luciano Cartaxo, a Deputada Estadual e candidata em 2016, Cida Ramos e o Vereador Marcos Henriques aparecem com chances de serem escolhidos por Lula para o pleito em João Pessoa.

Lula conseguiu vencer os dois turnos na capital, mas com uma margem muito estreita principalmente no segundo turno. Um ponto que prejudica a aspiração do PT, é que os candidatos com maior votação na cidade em 2022, são ligados ao bolsonarismo (Wallber Virgolino, Cabo Gilberto, Sérgio Queiroz e Nilvan Ferreira).

A projeção do PT para 2024, é o oposto da última eleição, quando o partido não teve nenhuma chance de vitória e que disputas internas causaram um racha na estrutura do PT, que se refletiu em uma candidatura conturbada de Anísio Maia que teve que entrar na justiça para poder ser o candidato petista em 2020.

A vitória de Lula contra todo o sistema bolsonarista, traz de volta ao partido um protagonismo não visto em mais de 10 anos. E é amparado no possível sucesso dos dois primeiros anos do Governo e em um enfraquecimento do bolsonarismo, que se sustenta a volta do PT ao poder na capital, após a vitória de Cartaxo em 2012.

Quem larga na frente nessa disputa é o ex-Governador Ricardo Coutinho, que tem uma ótima relação com Lula e que não deve ter impedimentos jurídicos para a próxima eleição. O que prejudica Ricardo é uma clara rejeição dos pessoenses após os desdobramentos da Operação Calvário, em 2020 ainda no PSB, apenas com dois anos fora da cadeira de Governador, aquele que já foi o rei da cidade, acabou ficando em um mísero sexto lugar. Em 2022 já de volta ao partido no qual começou sua carreira política, Coutinho foi o terceiro colocado na capital, ficando atrás de Queiroz e Pollyana na disputa ao Senado,

Luciano já começou o seu mandato na Assembleia fazendo discursos contra a gestão de Cícero Lucena, com um foco claro em 2024, O caso de Cartaxo é o oposto de Coutinho, ele não tem muita rejeição externa, mas boa parte dos petistas não esquecem a conturbada saída do partido em 2015, no qual muitos o acusam de largar o barco quando a imagem do PT estava sendo destruída pela mídia.

Cida pode ser o nome mais bem visto tanto fora como dentro do PT, a Deputada teve sua oportunidade em 2016 apoiada por Coutinho, mas não teve muitas chances contra um Cartaxo em alta naquele período. Um outro ponto que vai contra a candidatura de Cida, é que ela não deve se opor internamente a Ricardo, que é seu amigo e um dos seus padrinhos políticos.

Uma surpresa seria a indicação de Marcos Henriques, o Vereador é muito identificado com os sindicatos, e por nunca ter disputado uma eleição majoritária, não tem uma rejeição já atrelada ao seu nome, como no caso dos outros três postulantes.

Para essa pretensão de volta dar certo, o PT vai ter que se unir nas várias alas internas do partido e escolher alguém que consiga combater o discurso bolsonarista e a máquina sobre as mãos de Cícero Lucena, que conseguiu eleger Mersinho com uma ótima votação na capital.

O mais provável é a escolha por Coutinho, mas a sua alta rejeição inviabilizaria qualquer chance de vitória, Cartaxo não é dos mais queridos pelos petistas e Cida e Marcos precisam de mais força política para vencer adversários como Sérgio Queiroz, Nilvan Ferreira, Ruy Carneiro e o Prefeito Cícero Lucena.

A missão de Lula e Gleisi vai ser complicada, atender os anseios dos militantes e pensar em alguém com chances reais de vencer, pode ocasionar outro racha em um partido que precisa desse protagonismo na Paraíba.

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba