opinião

2022: Qual será a opção de Lula: João Azevedo ou Ricardo Coutinho? - Por Gildo Araújo

É importante ressaltar que toda essa estratégia de Jackson Macêdo contou com o aval dos deputados Frei Anastácio e Anísio Maia que não desejam ver Ricardo Coutinho de volta ao partido.

A Paraíba é realmente um lugar “Sui Generis” quando se trata de política. Pois, enquanto pensávamos em fazer uma análise do primeiro encontro dos oposicionistas em João Pessoa que ocorreu na última segunda-feira, eis que de forma abrupta surge um fato atípico e de relevância para o futuro político de nosso Estado, trata-se de uma movimentação iniciada por Ricardo Coutinho buscando uma possível volta e filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT) junto ao ex-presidente Lula e a atual presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.

Em vista dessa estratégia de Ricardo, o atual presidente estadual do PT, Jackson Macêdo, e vários membros da cúpula do Partido na Paraíba, solicitaram ao governador João Azevedo o anúncio imediato de apoio à pré-candidatura a Presidente da República do ex-presidente Lula.

É importante ressaltar que toda essa estratégia de Jackson Macêdo contou com o aval dos deputados Frei Anastácio e Anísio Maia que não desejam ver Ricardo Coutinho de volta ao partido.

E assim, diante de todas essas articulações realizadas por parte dos cabeças do Partido dos Trabalhadores há de se compreender que o prestígio do ex-governador Ricardo Coutinho com Lula e Gleisi Hoffmann é incomensurável, pois são amigos das antigas, e mais, Ricardo foi um dos únicos políticos brasileiros que, como governador, foi visitar Lula quando esteve preso em Curitiba, além, é claro, de participar de várias manifestações em favor da liberdade de Lula, enquanto muitos políticos que se diziam amigos do ex-presidente Lula, se escondiam para não se comprometer.

Ao que tudo indica, mesmo com toda a resistência apresentada por alguns membros da sigla partidária, a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, que conta com o aval do ex-presidente Lula, poderá assinar a filiação do ex-governador Ricardo Coutinho ao partido, sobretudo, em forma de gratidão e coerência em favor de Lula e do partido nos momentos mais tenebrosos. Pois não se pode negar o crédito que Ricardo Coutinho possui junto à direção nacional do Partido dos Trabalhadores.

Neste caso específico, em se tratando de política nacional, essa filiação de Ricardo seria importante para as pretensões do ex-presidente Lula, pois poderia contar com o apoio de dois importantes políticos na Paraíba nas eleições vindouras. Já no que toca à política paroquiana (de nossa Paraíba), não temos nenhuma dúvida de que a presença de Ricardo Coutinho na disputa daria uma grande mexida nas pedras do tabuleiro do xadrez já formatadas pelos grupos políticos.

Agora, a presença do “Mago” nas eleições de 2022 é no mínimo perturbadora, e disso não temos dúvidas.

As cenas dos próximos capítulos estarão cada vez mais interessantes e surpreendentes, pois estamos só na parte embrionária do aquecimento político onde muita “água passará por debaixo da ponte” ainda.

Ao governador João Azevedo que pertence ao Cidadania resta observar o posicionamento do PT na Paraíba, se o partido pretende continuar fazendo parte de seu arco de alianças, ou se irá ser comandado pelo ex-governador Ricardo Coutinho, caso sua filiação seja chancelada pela presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann.

Vamos aguardar o desfecho de mais um imbróglio político que vem causando repercussão na Paraíba e em Brasília. É como diz o grande escritor Fernando Sabino “No fim, tudo dá certo, e se não deu certo é porque ainda não chegou ao fim”.

 

Fonte: Gildo Araújo
Créditos: Gildo Araújo