opinião

10 GALDINIANAS: Será que Cícero vai vencer o campeonato por WO? – Por Rui Galdino

10 GALDINIANAS: Será que Cícero vai vencer o campeonato por WO? – Por Rui Galdino

1ª GALDINIANA: Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. A política é realmente uma atividade muito dinâmica e também surpreendente. Na capital paraibana o prefeito Cícero Lucena(PP), que até agora está voando em céu de brigadeiro, caminha a passos largos para vencer o campeonato da sua reeleição por WO. Isso mesmo, pelo andar da carruagem tudo leva a crer que Cícero não terá adversários que possa ameaçar a sua reeleição. 

2ª GALDINIANA: Quem vinha em 2º lugar nas pesquisas eleitorais próximo de Cícero era o radialista Nilvan Ferreira. Ocorre que Nilvan foi boicotado pelo seu então partido o PL e depois por demais partidos que não quiseram lhe dar legenda com estrutura mínima de disputar o pleito. Só restou a Nilvan desistir da campanha em João Pessoa e migrar para a cidade de Santa Rita, onde será candidato a prefeito pelo REPUBLICANOS com boas chances de vencer a eleição.

3ª GALDINIANA: Com a desistência de Nilvan Ferreira, o pré-candidato Ruy Carneiro(PODEMOS), passou a ser o 2º lugar nas pesquisas eleitorais. Ocorre Ruy Carneiro foi atingido com um “tiro de doze” na sua pré-campanha rumo à prefeitura de João Pessoa, em virtude de uma sentença da justiça paraibana que o condenou recentemente a 15 anos e 10 meses de reclusão e também a devolver para os cofres públicos cerca de R$ 750 mil reais. Além disso, Ruy ainda teve seus direitos políticos suspensos. Tudo isso em virtude de uma denúncia feita pelo GAECO em junho de 2018, no famoso caso DESK e que só agora foi prolatada sentença condenatória contra Ruy Carneiro. Claro que dessa terrível condenação caberá recurso para a 2ª instância do Poder Judiciário e deverá ser obedecido o devido processo legal.

4ª GALDINIANA: O problema é que tal condenação, independente de recurso jurídico, tira o pré-candidato Ruy Carneiro da sua zona de conforto e lhe deixa numa situação bastante difícil e complicada perante a opinião pública da capital e de toda Paraíba. E isso não é bom para quem deseja ser candidato. Tanto é, que na última pesquisa eleitoral divulgada semana passada, Ruy Carneiro passou do 2º para o 3º lugar e a tendência é piorar, uma vez que seu recurso não será julgado até a data da eleição e Ruy terá que conviver com essa condenação e acusações de seus opositores durante toda a campanha eleitoral.

5ª GALDINIANA: Em reação à condenação, Ruy Carneiro publicou em suas redes sociais e também em diversos aut-doors espalhados por toda capital, uma campanha publicitária com o slogan: “NÃO VÃO NOS CALAR”! Porém, não disse e nem deixou claro quem quer lhe calar. Finalmente, quem que calar Ruy Carneiro? Não sei se foi uma boa ideia esse protesto de Ruy dizendo que querem lhe calar, uma vez que isso é o tipo da coisa que quanto mais se mexe, piora! O fato é que a condenação tem provocado grandes estragos na pré-campanha de Ruy Carneiro e que poderá inclusive, lhe tirar em definitivo do campeonato rumo ao sonho de ser prefeito da capital.

6ª GALDINIANA: O galdinista conhece o juiz que prolatou a sentença em desfavor do deputado federal Ruy Carneiro. Trata-se do Dr. Adilson Fabrício, amante dos esportes, colega de tênis do ECCB, é um magistrado estudioso, capacitado, correto, corajoso e que honra a magistratura paraibana. Veja parte do que o juiz disse em sua sentença com relação a Ruy Carneiro: “quanto à personalidade se mostra nociva e voltada para ludibriar a sociedade, uma vez que vende sua imagem como pessoa proba, entretanto, atua visando a permanência e acesso a cargos públicos para fomentar delitos desta natureza”.  Como se verifica, infelizmente, não vai ser fácil Ruy Carneiro sair dessa, uma vez que foram atribuídos ao mesmo os crimes de peculato, fraude em licitação e lavagem de dinheiro. Já se fala por aí no nome de Pedro Cunha Lima(PSDB), para substituir Ruy Carneiro. 

7ª GALDINIANA: Então, de maneira antecipada Cícero Lucena já se livrou de Nilvan Ferreira e em tese também de Ruy Carneiro. Depois de tudo isso, agora veio a desistência daquele que assumiu o 2º lugar nas pesquisas eleitorais: o deputado estadual e ex-prefeito Luciano Cartaxo(PT), que ontem, inconformado com a divisão interna e as tais prévias do seu partido, decidiu sair do jogo da sucessão em João Pessoa. Com isso, Cícero se livra de mais um potencial adversário.

8ª GALDINIANA: Com as desistências de Nilvan Ferreira, Luciano Cartaxo e o enfraquecimento de Ruy Carneiro, o prefeito Cícero Lucena caminha solto na buraqueira como criança e até o momento sem adversários que possam ameaçar a sua reeleição. Resta saber qual vai ser a posição do MDB e do UNIÃO BRASIL, dois partidos forte, comandados por dois senadores experientes(Veneziano e Efraim) e que até o momento não se posicionaram com relação as eleições municipais de João Pessoa. Enquanto isso, Cícero Lucena(PP), continuará voando em céu de brigadeiro. Se continuar assim, vai vencer o campeonato por WO.

9ª GALDINIANA: Em Campina Grande tudo caminha no sentido para que o deputado Federal Romero Rodrigues(PODEMOS) seja candidato a prefeito e tenha como vice-prefeito em sua chapa o deputado estadual Tovar Correia Lima(atualmente no PSDB), que deverá se filiar ao partido REPUBLICANOS em breve. Uma pergunta que o galdinista sempre faz: “Será que Romero vai ter coragem para romper com o grupo Cunha Lima mesmo”? Hummm!!!

10ª) GALDINIANA: Em Santa Rita a tendência é a vitória do radialista Nilvan Ferreira(REPUBLICANOS) rumo a prefeitura na terra dos canaviais. Em Bayeux, se a ex-prefeita Sara Cabral (MDB), puder ser candidata, vencerá qualquer adversário sem muito esforço. A mulher é boa de voto e muito querida no município. Em Cabedelo, a candidatura do deputado estadual Walber Virgolino(PL), poderá tumultuar o campeonato municipal e surpreender seus adversários. E para finalizar, dizem que o padre Egídio e as duas meninas estão prestes a fazerem delações premiadas no famoso caso do Hospital Padre Zé. Comenta-se que nos bastidores já falaram algumas “coisitas” que se vierem à tona, não ficará pedra sobre pedra em parte do clero e da política paraibana. Meu Deus! Até a próxima GALDINIANA. Haja coração!