Paraíba — A Polícia Civil da Paraíba devolveu, nesta sexta-feira (23), 338 celulares a vítimas de roubo e furto. A entrega aconteceu no auditório da Cidade da Polícia Civil, em João Pessoa. A ação integra a Operação Recupera, iniciada em outubro de 2024, e já resultou na apreensão de 1.083 aparelhos em diferentes regiões do estado.
De acordo com a polícia, o valor total dos celulares recuperados passa de R$ 1,6 milhão.
Como recuperar o celular
O processo de devolução começa com o registro do boletim de ocorrência. A partir desse registro, a polícia investiga o paradeiro do aparelho, identifica o novo portador e o convoca para prestar esclarecimentos na delegacia. As pessoas precisam informar como adquiriram o celular, que já está cadastrado como produto de crime.
Depois da identificação, a Polícia Civil entra em contato com os donos legítimos para confirmar a propriedade e agendar a devolução dos bens. Segundo o delegado-geral André Rabelo, o trabalho investigativo começa a afetar diretamente o comércio ilegal de celulares no estado.
“Se os aparelhos são roubados para serem vendidos, esse mercado tende a diminuir quando a pessoa que compra é identificada e chamada à delegacia”, disse.
Ainda segundo Rabelo, há estudos em andamento para medir o impacto direto da operação na redução dos crimes.
A Polícia Civil orienta a população a sempre registrar o roubo ou furto de celulares. Além de garantir o direito à restituição, a denúncia fortalece o combate ao comércio de produtos ilegais e contribui para o enfraquecimento da cadeia criminosa.
“Eu já tinha dado com o perdido. (…) Aí eu fui lá e fiz o boletim de ocorrência. Só tinha um mês que eu tinha usado o celular, estava novo, tinha pagado só a primeira parcela e foi uma emoção muito grande” diz vítima, em vídeo da Polícia Civil nas redes sociais.