Paraíba - A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (12), a Operação Discovery 27, voltada ao combate ao abuso sexual infantojuvenil. A ação cumpriu mandado de busca e apreensão em João Pessoa. No local, o investigado foi preso em flagrante pelo crime de armazenamento de material de abuso sexual de crianças e adolescentes, previsto no Artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A pena pode chegar a quatro anos de reclusão.
A operação ocorre em meio às polêmicas sobre crimes sexuais contra crianças através das redes sociais, envolvendo inclusive um influenciador paraibano.
No caso registrado na operação desta terça-feira, o material apreendido passará por análise pericial, e a PF não descarta novas acusações, caso sejam identificados crimes mais graves. A identidade do suspeito não foi revelada.
O nome da operação, que significa “descoberta” em inglês, faz referência à atuação contínua dos policiais federais na identificação de autores desse tipo de crime, que provoca danos profundos às vítimas e à sociedade.
A ação integra um conjunto de operações realizadas na Paraíba para reforçar o combate e a prevenção a crimes sexuais contra crianças e adolescentes. Diversos casos foram registrados neste ano.
A PF também reforçou o alerta a pais e responsáveis sobre a necessidade de monitorar e orientar os filhos, tanto no ambiente virtual quanto no físico, como forma de proteção contra abusos.