Nesta manhã

Insegurança na UFPB: estudantes relatam dois assaltos em um único dia no Campus I, em João Pessoa

Insegurança na UFPB: estudantes relatam dois assaltos em um único dia no Campus I, em João Pessoa

João Pessoa - Dois assaltos foram registrados apenas na manhã desta quarta-feira (17/07), aumentando o clima de medo entre a comunidade acadêmica. Estudantes denunciam falta de segurança e cobram respostas da instituição.

A insegurança tem se tornado uma constante na rotina dos estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), especialmente no Campus I, em João Pessoa. Casos de assaltos, perseguições e até ameaças têm sido denunciados com frequência por alunos e alunas nas redes sociais e em grupos de mensagens.

Casos de hoje

Na manhã desta quarta-feira (17), dois assaltos foram relatados por membros da comunidade universitária.

Um dos episódios aconteceu no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), onde uma estudante gritou por socorro após ser abordada por dois homens. “Ouvi apenas a moça gritando desesperadamente. Relatos de que foram dois homens. Muito cuidado!!”, alertou uma testemunha em um grupo de estudantes.

Na mesma manhã, aconteceu um assalto no Centro de Ciências da Saúde (CCS), realizado por um cara usando uma bicicleta. “Passando para alertar vocês sobre um caso que aconteceu agora à pouco, perto da sala 205 no CCS uma aluna acabou de ser assaltada por um cara de bicicleta. Fiquem atentos e tentem não andar sozinhos, infelizmente não estamos seguros nas dependências da universidade”, relatou uma estudante em um grupo de estudantes.

Diante dos episódios recorrentes, universitários têm se mobilizado para alertar uns aos outros e tentar minimizar os riscos. Em grupos de WhatsApp e Telegram, circulam avisos em tempo real sobre movimentações suspeitas, sugestões de rotas mais seguras e até pedidos de ajuda para locomoção entre prédios da universidade.

Histórico de casos preocupa

O aumento nas ocorrências de violência não é recente. Em maio de 2022, uma estudante do primeiro período foi ameaçada com um facão por um homem em surto nas imediações da universidade. Na ocasião, o agressor foi abordado pela equipe de segurança do campus, mas acabou liberado logo depois.

Também em 2022, outro aluno afirmou ter sido perseguido por um carro enquanto circulava próximo à área conhecida como “delegacia” da UFPB, localizada dentro do campus. O estudante relatou que precisou mudar seu trajeto por medo de novas abordagens.

Em fevereiro de 2025, um caso de estupro foi registrado na Universidade. A apuração do crime relatou que a vítima, um homem estudante da instituição, foi agredido sexualmente dentro de um banheiro do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Posicionamento da Reitoria

Apesar da gravidade dos episódios, a Reitoria da UFPB ainda não se pronunciou oficialmente sobre os casos de hoje.

Estudantes cobram investimentos urgentes em segurança, como aumento no número de vigilantes, iluminação adequada em áreas de circulação e monitoramento por câmeras.

Em fevereiro desse ano, a Reitoria anunciou medidas já em andamento para melhorar a segurança, como a instalação de mais de 1.100 câmeras de videomonitoramento em todos os campi da UFPB.

“Não é algo que se resolve de um dia para o outro. Estamos trabalhando na infraestrutura necessária para a instalação das câmeras, que vão proporcionar monitoramento 24 horas”, disse Terezinha Domiciano, reitora da UFPB.