Denúncia

Fotógrafo de João Pessoa na mira do MP por assédio; mulheres relatam casos há pelo menos 5 anos

Nome conhecido nas redes, fotógrafo de João Pessoa agora é alvo de procedimento do MP após série de denúncias por assédio.

Fotógrafo de João Pessoa na mira do MP por assédio; mulheres relatam casos há pelo menos 5 anos

João Pessoa - O Ministério Público da Paraíba instaurou um procedimento administrativo para apurar denúncias contra o fotógrafo Wilson Dias Frade de Lima, conhecido como WD Fotografias, que atende em João Pessoa. Segundo registro no Diário Oficial, o MP deve investigar a conduta do fotógrafo que teria exigido imagens de mulheres como condição para a entrega de serviços fotográficos, além de enviar conteúdos íntimos sem consentimento.

Mas a denúncia formal chegou após anos de relatos nas redes sociais, principalmente entre mulheres que afirmam ter sido assediadas por WD sob a promessa de ensaios gratuitos. Segundo os relatos, uma mulher, geralmente blogueira, é abordada pelo fotógrafo, insistente em ensaios sensuais. Às vezes, ele pedia para fazer foto em motéis ou flats.

Foi o que aconteceu de acordo com Vitória Almeida, esteticista. Ela desabafou nos stories do Instagram, contando que ao ir trocar de roupa para mais fotos, o fotógrafo ficou nu e começou a se tocar. Na época, ela chegou a fazer fotos dele sem roupa para comprovar a situação.

A blogueira Rita Farias contou ao Instagram de fofoca @ospopjampa_oficial com prints e áudios, a tentativa do fotógrafo em abordá-la, em abril deste ano. Segundo ela, Wilson já era um fotógrafo conhecido na região por convidar blogueiras para fotografias sensuais, e ela decidiu reunir provas do fato.

Em um dos áudios compartilhados por Rita, ouvimos o fotógrafo afirmar:

“O flat, como é 24 horas, é bom pegar para aproveitar. Ir para fazer só o ensaio seria perder dinheiro.”

Na ocasião, outras mulheres também decidiram se manifestar após a repercussão do caso. A blogueira Gysella Soares disse que os novos relatos a fizeram reviver experiências do passado com o fotógrafo. “Até a minha família me julgou por ter aceitado esse tipo de proposta”, relatou.

A influenciadora Lua Carvalho já havia se pronunciado nas redes. Cinco anos, relatou uma situação semelhante e também foi alvo de julgamentos por conta do conteúdo que publicava. “Ninguém imagina como ele é nos bastidores. Isso queima a categoria de fotógrafos”, afirmou.

Além das denúncias, muitas das mulheres que vieram a público relatam também o julgamento que sofrem por produzirem conteúdo sensual nas redes sociais, sendo culpabilizadas pelas situações de assédio que enfrentam.

Veja a portaria na íntegra:

*O espaço está aberto caso o fotógrafo citado queira se manifestar.