Recambiamento

Justiça da Paraíba cobra explicações de Pernambuco por demora na transferência de Fernando Cunha Lima

Justiça da Paraíba cobra explicações de Pernambuco por demora na transferência de Fernando Cunha Lima

Paraíba - A Justiça da Paraíba cobrou explicações das autoridades de Pernambuco sobre os entraves que vêm atrasando a transferência do médico Fernando Paredes Cunha Lima, preso desde 7 de março sob acusação de estupro de crianças.

A determinação, assinada pela juíza Virgínia Gaudêncio de Novais, foi endereçada à Secretaria Executiva de Ressocialização de Pernambuco (SERES-PE), à 1ª Vara de Execuções Penais de Pernambuco e à Vara de Execução Penal de João Pessoa.

De acordo com o despacho, a Gerência Executiva do Sistema Penitenciário da Paraíba (GESIPE) já realizou diversas solicitações para o recambiamento do médico.

No entanto, a SERES-PE afirma que ainda aguarda autorização formal da 1ª Vara de Execuções Penais de Pernambuco para viabilizar a remoção.

A juíza destacou que o destino de Fernando Cunha Lima já está definido: a Penitenciária do Valentina de Figueiredo, em João Pessoa. Diante da demora, ela cobrou agilidade.

“Considerando o decurso do prazo concedido para concretização do recambiamento sem cumprimento, as supracitadas pendências elencadas pela GESIPE PB e a necessidade de se obter maiores esclarecimentos sobre o andamento da diligência em questão e dos possíveis motivos que têm impossibilitado a sua efetivação, determino a expedição de ofícios à Secretaria Executiva de Ressocialização do Estado de Pernambuco – SERES/PE, ao Juízo da 1ª Vara de Execuções Penais/PE e ao Juízo da Vara de Execução de João Pessoa para que possam prestar, no que lhes couber e com a urgência inerente ao caso, informações acerca das providências até então adotadas e de outras que entenderem necessárias, a fim de viabilizar a realização da transferência determinada”.