Interrupção

Expedição de paraibano ao Everest é interrompida por mau tempo: “condições não estavam seguras”, diz esposa

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A tentativa do empresário paraibano Adalberto Neto de alcançar o topo do Monte Everest foi interrompida nesta quinta-feira (22) devido às condições climáticas adversas na Cordilheira do Himalaia, na Ásia.

A informação foi confirmada pela esposa de Adalberto, a médica Samara Meira, por meio das redes sociais. Segundo ela, o grupo enfrentou ventos fortes e mudança brusca no tempo quando já estava próximo ao cume da montanha, o que obrigou todos a recuarem para o Campo 4 da expedição.

“Estão todos bem, tem oxigênio suficiente para todos, não tem nenhum perigo com relação a oxigênio, e agora eles vão dormir lá no campo 4 e esperar para ver a previsão do tempo mais tarde como que vai ficar para decidirem se vão tentar mais uma vez o topo do Everest ou se vão parar por aí, pois as condições não são seguras e segurança e saúde vem em primeiro lugar. Então, vamos aguardar”, relatou Samara.

Apesar do contratempo, ela garantiu que todos estão bem e com oxigênio suficiente. O grupo passou a noite no acampamento e aguardava uma nova janela de tempo favorável para decidir se tentariam novamente ou encerrariam a expedição.

Nesta sexta-feira (23), a empresa responsável pela escalada, a Grande 6 Expedições, confirmou oficialmente o cancelamento da tentativa de cume. A previsão é que o grupo comece o retorno ao Campo Base neste sábado (24).

A escalada ao Everest é uma das mais desafiadoras do mundo, com condições extremas que muitas vezes impedem a chegada ao cume, mesmo com planejamento e preparo adequados.

Confira o comunicado:

“Expedição Everest 2025

Diante do grande risco das condições climáticas extremamente desafiadoras, nossa equipe tomou, com total responsabilidade e foco absoluto na segurança, a difícil e necessária decisão de interromper a ascensão e retornar ao Campo 4 na última noite.

Essa é uma escolha que exige, acima de tudo, discernimento e profundo respeito à vida. Porque estar no Everest, enfrentando seus desafios, já é por si só um feito grandioso.

Neste momento, nossa prioridade é garantir a segurança de todos. Nosso grupo já está no Campo 2, de onde irão retornar amanhã para o Campo Base.

Agradecemos a torcida de todos que estiveram juntos com a gente nessa jornada!!”