ALERTA

Segunda onda de covid-19 na Europa: Portugal decreta calamidade e França bate recorde de casos

Os países europeus aumentaram as medidas preventivas para evitar uma alta dos casos de coronavírus, o continente teve os maiores números de novos contágios nas últimas semanas. A França vai impor toque de recolher nas maiores cidades do país.

Os países europeus aumentaram as medidas preventivas para evitar uma alta dos casos de coronavírus, o continente teve os maiores números de novos contágios nas últimas semanas. Eles começaram a fechar escolas e cancelar cirurgias, indo muito além das restrições à vida social agora que autoridades sobrecarregadas enfrentam o pesadelo de um ressurgimento da covid-19 às vésperas da chegada do inverno.

A volta das atividades normais — de restaurantes cheios a novos semestres nas universidades — desencadeou um pico acelerado de casos em todo o continente. Bares e pubs foram dos primeiros a fechar ou ser obrigados a encurtar o expediente nos novos lockdowns, mas agora as taxas de infecção crescentes também estão testando a determinação dos governos a manter as escolas abertas e os atendimentos de saúde não relacionados à covid em funcionamento.

A França vai impor toque de recolher nas maiores cidades do país. O anúncio foi feito pelo presidente Emmanuel Macron nesta quarta-feira (14). Já Portugal entrará em situação de calamidade a partir da meia-noite desta quinta-feira (15).

Mais de 700 mil novos casos

Na terça-feira (13), a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que mais de 700 mil novos casos foram notificados na última semana na Europa. É uma alta de 34% em relação à semana anterior.
O número de novos casos é, em parte, decorrente de mais testes. Mas também houve aumento de mortes, ainda que em uma proporção menor, de 16%.
Após identificarem alta de casos, as novas regras estão sendo anunciadas por autoridades para tentar evitar que o número de mortes cresça e atinja números do começo da pandemia.
Os médicos alertam que muitas das novas infecções são em jovens, que têm sintomas mais leves da Covid-19. O maior problema, no entanto, é que eles podem transmitir o coronavírus aos mais velhos.

França

Na França foi decretado toque de recolher por quatro semanas em Paris e grandes cidades, e multa para quem descumprir passa de R$ 880. Os bares e restaurantes foram fechados em grandes cidades.
Encontros e reuniões, como casamentos e festas, só podem ter até 10 pessoas; não se pode organizar eventos em locais alugados. Além disso é obrigatório usar máscaras em locais públicos fechados em todo o país e em locais de trabalho. Em algumas cidades, máscaras são obrigatórias ao ar livre.

Portugal

Em Portugal lojas precisam fechar às 23h e só podem entrar dez clientes por vez. O uso de máscara na rua é obrigatório.  Aglomerações em lojas, restaurantes e vias públicas estão limitadas em até cinco pessoas.
Casamentos e outras celebrações pessoais podem contar com até 50 convidados.

Alemanha

Em áreas de alta taxa de infecção, grandes aglomerações foram proibidas até o fim do ano.
Pessoas que chegam de países onde há altas taxas de contágio precisam fazer testes de Covid-19 ao desembarcar na Alemanha — esses viajantes também precisam se isolar durante 14 dias.
Quem não usar máscara no transporte público ou em lojas pode ser multado em 50 euros.
As pessoas precisam informar seus dados de identidade ao entrar em bares e restaurantes.

Fonte: G1 GLOBO
Créditos: Polêmica Paraíba